Cultura

Biblioteca Pública Municipal do Porto dedica Centro de Estudos Poéticos a José Bento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Espolio_Jose_Bento_01.JPG

DR

A Biblioteca Pública Municipal do Porto terá um Centro de Estudos Poéticos dedicado José Bento. O centro desenvolve-se a partir do espólio do poeta e tradutor, legado agora ao cuidado do município. José Bento desenvolveu um percurso singular no contexto da relação da literatura entre Portugal e Espanha: “o melhor dos vasos comunicantes entre as duas línguas”, como o definiu Manuel António Pina.

A presente incorporação tem origem na vontade de José Bento, expressa em testamento, de legar o seu espólio literário à Biblioteca Pública Municipal do Porto. O projeto ganhará corpo através da criação de um Centro de Estudos Poéticos José Bento, dedicado ao conhecimento da sua obra enquanto poeta e tradutor, num percurso de mais de 60 anos.

O espólio de José Bento integra um conjunto de núcleos bibliográficos de autores centrais da literatura espanhola de vários séculos. Entre eles destacam-se o núcleo de poesia portuguesa dos séculos XX e XXI, um extenso conjunto de edições que lhe são dedicadas pelos mais importantes escritores portugueses e espanhóis seus contemporâneos, e a ampla correspondência trocada com grandes vultos da literatura dos dois países ibéricos, além de núcleos bibliográficos esparsos mas relevantes para compreender o trajeto intelectual do autor.

Nascido no Porto, onde iniciou o seu percurso de trabalho, José Bento morreu em 2019, deixando um reconhecido trabalho de tradução de poetas espanhóis como Anta Teresa de Ávila, Cervantes, Federico Garcia Lorca, Ortega y Gasset, Juan Ramón Jiménez, Lopez Vega, Maria Zambrano, entre outros. É também autor de uma obra marcante e distinguida com vários prémios, de onde se destaca a seleção “Alguns Motetos”, de 2003, com prólogo de José Tolentino Mendonça.

A sua biblioteca será preservada e reunida como um todo, e estará disponível para consulta e estudo, organizando-se em torno de três eixos fundamentais: o estudo da literatura espanhola e hispânica, a divulgação da poesia junto das gerações mais jovens e o estudo do percurso e das afinidades eletivas do autor.

No âmbito do projeto, a Biblioteca Pública Municipal do Porto e o Museu da Cidade, por intermédio do trabalho desenvolvido na Biblioteca Sonora em torno do som da palavra, irão promover um conjunto de parcerias com o meio académico e literário, no sentido de ativar e expandir o potencial deste espólio no panorama literário ibérico.