Cultura

Biblioteca Popular Pedro Ivo procura artistas e espaços culturais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_biblioteca_Pedro_Ivo_01.jpg

Miguel Nogueira

Estão abertas as candidaturas ao concurso de conceção para a seleção de dois projetos no domínio da criação, programação e da mediação literária e artística, para a dinamização da Biblioteca Popular Pedro Ivo. Propostas poderão vir das áreas de Tradição Oral e Contos, Artes visuais e curadoria, Teatro, Som, Literatura e Pensamento Crítico e Cruzamentos Disciplinares.

Artistas, agentes e espaços culturais serão escolhidos com base na qualidade artística, originalidade e pertinência do projeto (com um peso de 60%) e na clareza da linguagem e discurso artístico (40%).

O prémio a atribuir a cada um dos projetos selecionados terá o valor de mil euros.

Na sequência do concurso, o Município do Porto tem intenção de celebrar dois contratos de prestação de serviços, por ajuste direto, ao abrigo do disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 27.º do CCP, destinados a adquirir planos, projetos ou quaisquer criações conceptuais que consistam na concretização ou no desenvolvimento dos trabalhos de conceção classificado em primeiro lugar neste concurso, no valor de 19 mil euros.

Cada um dos projetos vencedores será desenvolvido na Biblioteca Popular Pedro Ivo, com duração mínima de quatro meses e máxima de seis meses de ocupação, e tem de se enquadrar numa das áreas do concurso, não podendo beneficiar de outro apoio financeiro do Município do Porto.

O júri é composto pelo novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais, Jorge Sobrado, pelo poeta, dramaturgo e tradutor, Daniel Jonas, e pela professora auxiliar do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Marinela Freitas.

As candidaturas estão abertas até às 17 horas de 30 de dezembro, conforme anúncio publicado em Diário da República. Podem concorrer ao presente concurso de conceção, todas as entidades nacionais ou estrangeiras, singulares ou coletivas, com personalidade jurídica.

As peças do procedimento estão disponíveis para consulta ou importação gratuitas em www.acingov.pt, mediante registo na plataforma, com a referência CC/1/2022/DMC. Os trabalhos de conceção e os documentos que os instruem devem ser apresentados, exclusivamente, através daquela plataforma eletrónica.