Cultura

Biblioteca Errante abre quinto núcleo na Casa Marta Ortigão Sampaio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_biblioteca_errante_Marta_Ortigao_01.jpg

DR

A partir de quinta-feira, dia 7 de setembro, o Porto passa a dispor de mais uma biblioteca: o espólio de Marta Ortigão Sampaio passará a integrar o projeto Biblioteca Errante.

O quinto núcleo da Biblioteca Errante será conhecido às 11h30, na Casa Marta Ortigão Sampaio, com a apresentação pública da Biblioteca Marta Ortigão Sampaio. Constituída pelo fundo bibliográfico da doadora e antiga proprietária da Casa Marta Ortigão Sampaio, nesta biblioteca predominam livros e revistas das disciplinas das Artes e da História. O catálogo contempla, ainda, nichos temáticos de Geografia, Espiritualidade, Ciências Sociais e Humanas, Gastronomia e Indústria.

A Biblioteca Marta Ortigão Sampaio compreende mais de 2000 títulos, onde se incluem periódicos especializados, nacionais e internacionais, como são os casos das revistas “Colóquio Artes”, “A Águia”, “Renascença”, “Civilização”, “Brotéria”, “L’ Art Sacré” e “Journal des Ovrages des Dames”.

A partir de amanhã, na Biblioteca Marta Ortigão Sampaio será possível realizar consulta e leitura dos títulos em sala, durante horário de funcionamento do museu, assim como realizar a requisição de títulos das Bibliotecas Municipais para posterior entrega.

Bibliotecas temáticas

O projeto Biblioteca Errante foi lançado em abril de 2023 e surge como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto para obras de requalificação e ampliação. Nesta rede de bibliotecas temáticas pulverizadas pela cidade, pretende-se valorizar espaços permanentes, temporários ou móveis (como por exemplo o Bibliocarro, que retoma a sua circulação regular na segunda-feira, 2 de outubro, após a sua presença na Feira do Livro), com funções de consulta, leitura e requisição.

Atualmente encontram-se em funcionamento cinco núcleos: a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses (estes dois núcleos localizam-se no Arquivo Histórico Municipal do Porto).

Marta Ortigão Sampaio (1897-1978) era sobrinha materna das pintoras Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa. Filha de Estela de Sousa e de Vasco Ortigão Sampaio (sobrinho de Ramalho Ortigão e célebre colecionador e mecenas que deu início à coleção que enriquece a casa e a biblioteca), Marta Ortigão Sampaio encomenda ao arquiteto José Carlos Loureiro uma casa que nunca chegou a habitar. Doada à Câmara Municipal do Porto em 1978, abre ao público em 1996.

A Biblioteca Marta Ortigão Sampaio encontra-se aberta de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 17h30. O acesso é gratuito.