Cultura

Biblioteca do Marquês é morada provisória de residências artísticas do Teatro Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Clara_Rego_MARIANA_AMORIM_ESQUIVA_Inquietacao_voltas_Mundo.JPG

Clara Rêgo

Depois de ter recebido a Rádio Estação, no arranque da sua reativação, a renovada Biblioteca Popular de Pedro Ivo acolhe residências programadas pela direção artística do Teatro Municipal do Porto (TMP).

Desde o final de março que a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, localizada na Praça do Marquês do Pombal, foi reconvertida num projeto dinamizado rotativamente por departamentos culturais da Câmara do Porto. As primeiras sete semanas de atividade estiveram a cargo do Museu da Cidade, que instalou no espaço a sua Rádio Estação. Agora, na segunda fase da iniciativa, o Teatro Municipal do Porto convidou dois criadores a ocupar o espaço.

A primeira residência artística, concluída a 30 de maio, esteve a cargo de Mariana Amorim (e da Esquiva - Companhia de Dança), e foi desenvolvida no âmbito da peça “Inquietação com as voltas do mundo”, espetáculo que cruza várias linguagens artísticas a partir da obra poética de Aires Torres e estreará em data a anunciar.

Neste mês de junho, cabe ao artista Eduardo Breda (e à associação artística Pangeia) desenvolver no espaço a primeira fase de criação do trabalho “Impressões de Viagem”. O mote para o projeto foi o encontro com um diário antigo, descoberto num caixote de cartão escondido na casa de campo da família, que levou ao desenvolvimento de um conflito interno. Esta residência terá um momento de portas abertas a 12 de junho, sábado, também às 17 horas. A entrada para este momento de partilha pública é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.

Programação em rotatividade

Encerrada desde 2002, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo conhece agora um novo período de funcionamento, uma espécie de ano zero de reativação, através de um programa-piloto que integra várias áreas disciplinares para testar os possíveis usos desta biblioteca, sempre em ligação com a memória do espaço. O objetivo é experimentar um modelo pluridisciplinar em torno de conceitos como arquivo, infância, leitura, corpo, troca, fronteira, migração e comunidade.

A programação é atribuída aos três departamentos da área da cultura da empresa municipal Ágora: departamento de Museus e Coleções (Museu da Cidade), departamento de Artes Performativas (Teatro Municipal do Porto) e departamento de Cinema e Imagem em Movimento, em regime de rotatividade.