Ambiente

Beneficiação e expansão do Parque de S. Roque é o próximo passo pelo aumento das áreas verdes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_parque_sao_roque.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto abriu esta semana o concurso público para a entrega de propostas de beneficiação do Parque de São Roque, em Campanhã. A empreitada representa a primeira fase do projeto de reabilitação e expansão do espaço, inserido na estratégia municipal para aumento das áreas verdes. O investimento ronda os 825 mil euros.

No final do ano passado, o Município anunciava a estratégia municipal para o aumento das áreas verdes, com um investimento global que ultrapassa os 10 milhões de euros, e onde se prevê, entre outras intervenções, o crescimento do Parque de São Roque em mais de um hectare, para uma zona atualmente inacessível ao público.

Com a expansão então a iniciar a curto prazo, o próximo passo vai ser a melhoria do espaço existente. A beneficiação pretende-se geral, mas do caderno de encargos ressaltam algumas prioridades: a reabilitação dos caminhos, através da substituição dos pavimentos; o reforço da iluminação, com novos equipamentos e colocação de lâmpadas LED; e a substituição e relocalização do mobiliário urbano.

A estas intervenções, que serão asseguradas pela empresa municipal GO Porto, acresce a requalificação das principais redes – abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, e distribuição de energia elétrica – assim como a execução das infraestruturas para a rede wireless.

A proposta a apresentar deverá contemplar, também, a construção de um espaço de garagem e armazém de apoio ao parque, bem como a reformulação do edifício dos balneários, que devem ser convertidos em novos balneários, espaço de refeição/copa e escritório.

Junto ao Palacete Ramos Pinto está prevista a reformulação da área envolvente, através da reabilitação da rede de drenagem de águas pluviais, do reforço da iluminação exterior e da reparação e substituição de pavimentos exteriores danificados.

Recorde-se que o próprio palacete foi já alvo de intervenção e, em 2019, abriu como polo cultural. Depois de ter estado praticamente abandonado e sem utilização definida, a Câmara do Porto considerou que o edifício não devia ser alienado. A transformação da também conhecida por Casa São Roque imprimiu na zona de Campanhã mais um polo do dinamismo social para ali projetado.

A entrega de propostas para a empreitada de beneficiação do Parque de São Roque deve ser realizada até às 23,59 horas do dia 20 de abril, em formato eletrónico, na plataforma acinGov, onde podem ser também consultadas as peças do concurso.

Com um preço-base de procedimento de 824 mil euros, o prazo de execução previsto da obra é de 365 dias.