Sociedade

BD portuguesa sobre o clima pode ganhar prémio mundial com votação online

  • Notícia

    Notícia

#mno_ambiente_mar.jpg

A já premiada banda desenhada "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é o único projeto português e ibérico nomeado para o Prémio "Best Climate Solutions 2018". A decisão do vencedor combina a avaliação por um júri internacional com votações online que decorrem até amanhã, 15 de outubro, e em que qualquer pessoa pode votar no projeto da sua preferência.

Um total de 42 projetos de todo o mundo estão nomeados para este prémio, cuja edição de 2018 é dedicada ao tema da comunicação de ameaças e oportunidades das alterações climáticas.

A decisão do vencedor combina a avaliação por um júri internacional com votações online que terminam nesta segunda-feira.

O procedimento é simples e, após registo no site, qualquer pessoa pode atribuir aos projetos a concurso uma votação de 1 a 5 estrelas (classificação máxima), de acordo com a sua preferência e tendo em conta critérios como a viabilidade, a inovação e o impacto do projeto.

Para votar diretamente neste projeto, basta aceder a este link e clicar no botão "Vote".

A banda desenhada "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal", que foi já distinguida com o Troféu "Central Comics" para Melhor Desenho, é o único projeto português a concurso e foi criada no âmbito do ClimAdaPT.Local, coordenado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), entre 2015 e 2016, no qual participou o Município do Porto. É da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), baseia-se em histórias e personagens reais e pretende ser uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos. 

"É um livro de banda desenhada feito a pensar num público mais jovem, mas claro que pode ser lido por todos os que tenham interesse no tema das alterações climáticas. A linguagem é simples e recorre-se muito à comunicação visual para ilustrar o que é dito. O livro conta histórias que se passam em Portugal, dando exemplos práticos, e apresenta também alguns dos cientistas que trabalham nesta área", explica Bruno Pinto, atualmente investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ULisboa), e investigador do cE3c-FCUL à data de criação da banda desenhada.

Esta é história de uma jornalista de televisão que convence um repórter de imagem e um editor a fazer uma reportagem sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal. Ao longo do processo de criação da reportagem, vão descobrindo situações reais e conversando com especialistas da área. 

O convite para a criação desta BD surgiu de Gil Penha-Lopes, coordenador do projeto ClimAdaPT.Local, investigador do cE3c e também personagem do livro: "A banda desenhada foi um sonho pessoal tornado realidade, como forma de aliar a ciência com a arte e tornar o conhecimento e experiência do ClimAdaPT.Local acessível a todos os cidadãos. O livro não estava considerado no contrato original, e foi preciso convencer e ter autorização expressa dos financiadores [EEA Grants e Agência Portuguesa do Ambiente]", revela.

"Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" foi lançada em novembro de 2016 e está disponível de forma gratuita em formato digital em português e inglês.

Até hoje, foram já impressos mais de 8 000 exemplares, maioritariamente financiados por municípios envolvidos no ClimAdaPT.Local, que têm sido distribuídos por escolas e bibliotecas municipais como forma de sensibilização para o tema. 

 

A Best Climate Solutions é uma iniciativa do Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici. O autor do projeto vencedor será convidado a apresentá-lo numa cerimónia que contará com a presença de vários premiados Nobel, Pulitzer e Goldman, além de receber um prémio monetário de € 3 000.

Mais detalhes sobre a nomeação para este prémio estão disponíveis aqui.

Registe-se aqui ou vote diretamente aqui.