Cultura

Batucada Radical celebra Carnaval pelas ruas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_02marco2019_carnaval_no_porto_14.jpg

João Queirós

Se a vida são dois dias e o Carnaval são três, no Porto um deles inclui uma festa com a Batucada Radical. A associação cultural, que une "apaixonados pelos ritmos da percussão", organiza desde 2009 um cortejo pela zona do Bonfim na tarde do Domingo Gordo. Desta vez, a 11 de fevereiro, a marcha promete seguir a senda dos últimos anos: continuar a crescer.

"Acreditamos, face ao grande êxito dos desfiles anteriores, que este formato se transformará no maior desfile de Carnaval de rua do país", indicava a organização no lançamento da última edição, uma ambição reforçada pelas suas previsões. Se na altura estimavam atrair entre três e cinco mil pessoas, agora apontam para as dez mil.

Espera-se que estes milhares sejam "participantes" e não meros espectadores, já que, "além do cariz festivo, este desfile tem também como objetivo o apelo à participação ativa da população", segundo explica o coletivo. É por isso que não há bancadas no percurso, a ideia é pelo caminho pôr toda a gente a dançar ritmos portugueses, brasileiros e não só – uma amostra da música que a Batucada Radical faz na cidade há 27 anos.

O horário e o percurso mantêm-se os habituais: a marcha arranca às 15 horas na Rua do Heroísmo (junto ao Centro Comercial Stop), passa depois pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de São Vítor, Praça da Alegria, acabando na Alameda das Fontaínhas, por volta das 17 horas.

Como acontece desde 2019, o evento conta com apoio municipal através da Ágora.

Na sequência da realização deste evento carnavalesco, será necessário efetuar alguns condicionamentos de trânsito, que podem ser consultados em anexo.