Proteção Civil

Batalhão passará a Regimento de Sapadores Bombeiros após aprovação da Assembleia Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cerimonia_interna_mobilidades_intercategorias_bsb_2022_14.jpg

Guilherme Costa Oliveira

É “uma progressão natural” e terá efetividade depois de a Assembleia Municipal se pronunciar a esse respeito: a proposta de alteração da designação do Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto para Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto foi aprovada por unanimidade pelo Executivo municipal na reunião pública desta segunda-feira.

Sublinhando tratar-se de “uma progressão natural desta Unidade, face ao panorama nacional, bem como, tendo em consideração a sua evolução nos seus diversos vetores, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, viaturas, equipamentos, instalações, organização e doutrina”, a vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil recordava que o BSB “é o 2.º maior e o 2.º mais antigo Corpo de Bombeiros de Portugal, com 294 anos de história.”

“O BSB tem por missão garantir a segurança de pessoas, dos bens e do ambiente, na área do Município do Porto, ou fora da área do município, sempre que solicitado, prevenindo situações que os ponham em risco ou limitando as suas consequências, de acordo com padrões de elevada qualidade, rigor e profissionalismo”, acrescentava Catarina Araújo no documento colocado à votação.

A vereadora recordava ainda que “face às atuais exigências de socorro no Município do Porto, o aumento da população residente e flutuante, as inúmeras intervenções em edifícios e infraestruturas e a assunção de novas competências transferidas pela administração central, tem-se vindo a reforçar e incrementar o apoio ao BSB”.

Este reforço tem-se verificado em várias áreas: de pessoal, viaturas, equipamentos e instalações, por exemplo, permitindo tornar esta unidade “mais moderna, de elevada prontidão e com capacidade técnica para responder aos inúmeros desafios que se lhe colocam, por forma a reduzir o tempo médio de resposta e aumentar a qualidade do serviço à comunidade”, frisava a vereadora.

“Quero congratular esta mudança de estatuto, que é importante para resolver um problema que se coloca”, afirmou Maria Manuel Rola, eleita do BE, salientando: “Não há uma mulher bombeira neste regimento. Em 2020, no regimento de Lisboa, existiam 15 mulheres bombeiras. Não me parece que o Porto tenha mulheres atrás das que tem Lisboa, e faço votos que esta seja uma mudança concreta.”

“Tem toda a razão”, concordou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. “A boa notícia é que temos instalações e todas as condições para isso. Mas tem razão”, corroborou Catarina Araújo.

Pela CDU, Ilda Figueiredo considerou a alteração na designação “positiva”. “Espero que tudo isto sirva de impulso para uma melhor resposta às questões que os bombeiros municipais têm vindo a levantar, e ao incentivo para que mulheres possam vir a participar neste regimento. Referir que é importante também mostrar toda a solidariedade a um grupo de trabalhadores municipais que atua por vezes em condições complicadas, e por isso merecem toda a nossa solidariedade”, sublinhou.

“Quero cumprimentar, na pessoa do comandante do BSB, Tenente-Coronel Carlos Marques, aqui presente, todos os bombeiros da cidade. Espero que no próximo ano possamos cumprimentar as bombeiras também”, concluiu Rui Moreira.

Em 2019, o BSB registou um total de 5204 ocorrências, das quais 352 incêndios urbanos, sendo que nos anos de 2020 e 2021 verificou-se um ligeiro decréscimo, em resultado das restrições no âmbito da pandemia. Esta descida, porém, foi compensada pelas ocorrências no âmbito da pandemia de Covid-19: descontaminações de infraestruturas, viaturas e pessoal e transporte de doentes Covid-19 e com suspeita de infeção (1190 ocorrências em 2020, 462 em 2021 e 72 em 2022).