Batalha vence prémio Acesso Cultura com projeto desenvolvido com comunidade bengali
Porto.
Notícia
O Prémio Acesso Cultura — Mickaella Dantas foi atribuído ao Batalha Centro de Cinema pelo projeto "Vizinhos: Batalhawood", desenvolvido em conjunto com a comunidade do Porto com raízes no Bangladesh. A distinção tem como objetivo destacar entidades que desenvolvam políticas exemplares na promoção de condições de acesso à cultura em Portugal.
O projeto "Vizinhos" pretende estabelecer hábitos de partilha e ligação entre o Batalha e as pessoas que habitam na sua proximidade. A iniciativa arrancou em 2022 e foi desenvolvida em colaboração com os vizinhos com raízes no Bangladesh, uma das mais antigas e expressivas comunidades imigrantes do Porto. O trabalho, apoiado em visitas, conversas, encontros no Batalha e em diferentes espaços da comunidade, conduziu à exibição de filmes do Bangladesh para todos os públicos e à celebração de datas importantes, como o Dia Internacional da Língua Materna e o Dia da Vitória, momentos em que se organizaram jantares e diferentes cerimónias evocativas.
Criado em 2014 pela Acesso Cultura, entidade que promove o acesso físico, social e intelectual à participação cultural, o Prémio Mickaella Dantas contou com 30 candidatos, avaliados pelo júri composto por Ana Sofia Nunes, artista-mediadora, Inês Cóias, atriz e performer, e Sara Cunha, arqueóloga. A cerimónia teve lugar ontem, quarta-feira, em Lisboa.