Cultura

Batalha termina temporada com sessões de cinema gratuitas e ao ar livre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_porto_lindo_batalha_centro_cinema_01.JPG

Filipa Brito

Entre 19 e 22 de julho, o Batalha Centro de Cinema celebra a estação mais quente do ano e o final da primeira temporada de programação com “Oásis”, um programa que inclui sessões de cinema ao ar livre.

Com curadoria de Dario Oliveira (programador de cinema e diretor do Porto/Post/Doc) e Garbiñe Ortega (curadora, professora e produtora em Espanha), o ciclo explora o verão e os seus imaginários — que, desde sempre, inspiraram canções e filmes.

O programa ao ar livre na Praça da Batalha tem início a 19 de julho, com “Do the Right Thing”, de Spike Lee, a história de um choque cultural entre as comunidades negra e italiana que ecoa os ideais de Martin Luther King e Malcolm X. As sessões de cinema ao ar livre acontecem sempre na Praça da Batalha, às 21h30, com entrada livre.

No dia seguinte, 20 de julho, é apresentado “Jazz on a Summer’s Day”, de Bert Stern, uma vibrante viagem no tempo e no espaço até ao Festival de Jazz de Newport de 1958 e às atuações de Mahalia Jackson, Dinah Washington, Louis Armstrong, Anita O’Day e Thelonious Monk.

“Grease”, de Randal Kleiser, é exibido na sexta, 21 de julho, em versão sing-along, num convite para cantar e dançar ao som do musical protagonizado por John Travolta e Olivia Newton-John.

No sábado, 22 de julho, “Olho da Rua, de Jonathas de Andrade, é apresentado em formato filme-concerto, com interpretações dos músicos Homero Basílio, Antônio Barreto e Emerson Rodrigues. Filmado ao redor da Praça do Hipódromo, em Recife, o trabalho apresenta um grupo de protagonistas a partir de quem vive a rua — e de quem vive na rua. Um momento que marca o início de uma residência de Jonathas de Andrade, que envolve um trabalho de pesquisa e diálogo com quem, de diferentes formas, habita toda a zona envolvente do Batalha.

Dentro de portas, será apresentada, a 20 de julho, às 19h15, “La idea de un lago. A segunda longa-metragem de Milagros Mumenthaler é uma reconstrução poética dos verões de uma fotógrafa determinada a finalizar o seu novo livro antes do nascimento do filho.

A sessão de curtas-metragens Festa Para Sempre, no dia 22 de julho, às 22h30, inclui uma animada seleção de filmes que lidam com conceitos relacionados com o verão, como o amor, a festa, o sol e o sonho. Serão exibidas obras de Sylvia Schedelbauer, Jorge Jácome, Jeff Scher, Kathryn Elkin e Jodie Mack.

A pensar nas famílias, a sessão de sábado, 22 de julho, às 15h15, propõe o clássico “As Férias do Senhor Hulot”, o primeiro filme de Jacques Tati com a personagem Sr. Hulot, protagonizada pelo cineasta como um palhaço silencioso pronto a ser gentil com todos os que encontra.

Entre 19 de julho e 13 de agosto, é ainda apresentada, em versão instalada, a nova obra do premiado artista, cineasta e músico Luke Fowler. A convite do Batalha, o artista desenvolveu um filme em torno das festividades de São João no Porto, que será apresentado em estreia no Bar.

O programa “Oásis” integra a programação de verão da Ágora: “Verão a Gosto”.