Cultura

Batalha propõe sessões de cinema e espetáculo musicado para toda a família

  • Notícia

    Notícia

DR_programacao_familias_Batalha_manolito_01.JPG

DR

O programa completo do Batalha Centro de Cinema para os meses de abril e maio já está disponível e inclui sessões de cinema e um espetáculo para toda a família.

Este sábado, 1 de abril, às 15h15, é exibido “Tomboy” (2011), de Céline Sciamma, realizadora de “Retrato da Rapariga em Chamas” (2019) e argumentista da animação “A Minha Vida de Courgette” (2016). O filme, apresentado em diálogo com o ciclo temático “Domesticidade(s)”, acompanha o crescimento e a construção da identidade de Laure, de 10 anos, que, após mudar-se com a família para uma nova cidade, se apresenta às restantes crianças como Mikhael.

A 15 de abril, é apresentado o espetáculo “Lanterna Mágica”. Inventada no século XVII, é um projetor primitivo que recorre a uma fonte de luz e a lentes de vidro pintadas para projetar pequenos quadros coloridos — e que esteve na origem dos primeiros espetáculos audiovisuais.

Nesta sessão, o realizador Abi Feijó e a professora Elsa Cerqueira propõem uma viagem no tempo até às raízes do cinema, munidos de placas de vidro originais com mais de um século de vida e acompanhados pelos músicos André Aires, Guilherme Magalhães e Rafael Silva.

A sessão de 29 de abril apresenta, às 15h15, o musical “A Roda da Fortuna” (1953), de Vincent Minnelli, que recorda o valor do cinema enquanto espaço de sonho e evasão.

O filme, protagonizado pela dupla Fred Astaire e Cyd Charisse, é uma colorida viagem pelos bastidores do mundo do espetáculo. Apresentado no âmbito da retrospetiva que o Batalha dedica a Joanna Hogg, o musical serviu de inspiração a “The Souvenir” (2019), obra com a qual a cineasta britânica viu a sua consagração.

A 13 de maio, às 15h15, “Um Fim do Mundo” (2013), de Pedro Pinho, retrata o quotidiano de jovens que vivem no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, dias antes de as férias de verão se iniciarem. Selecionado para a secção "Generation" do Festival de Berlim, a obra conta com montagem de Luísa Homem, que apresentará a sessão.

A comédia familiar “Manolito Quatro-Olhos”, de Miguel Albaladejo, é apresentada na sessão de 27 de maio, também às 15h15. O protagonista desta narrativa vive num bairro periférico de Madrid e leva um dia a dia complicado na escola, em casa e na rua com os amigos. Até que um dia o pai o leva numa road trip que mudará para sempre o destino de ambos.

Com argumento baseado na popular estória homónima de Elvira Lindo, “Manolito Quatro-Olhos” apresenta uma Espanha pós-ditadura e o universo suburbano juvenil que se tornaria conhecido do cinema espanhol da época. O filme integra o ciclo temático “El Futuro Ya No Está Aquí”.

Os bilhetes encontram-se à venda online e na bilheteira do Batalha Centro de Cinema.