Cultura

Batalha lança livro dedicado ao cinema de João Salaviza e Renée Nader Messora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_livro_Passagens.jpg

DR

A 13 de março, o Batalha Centro de Cinema lança "Passagens", a primeira publicação monográfica dedicada à prática de cinema de João Salaviza e Renée Nader Messora, dupla de cineastas que, desde 2014, desenvolve colaborativamente uma das obras mais premiadas do cinema contemporâneo.

Nos últimos anos, o casal tem-se debruçado sobre a vida e história dos Krahô, povo indígena brasileiro. Do convívio prolongado e trabalho conjunto com o povo, resultaram "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos" (2019), distinguido, em Cannes, com o Prémio do Júri, e "A Flor do Buriti" (2023), que terá, neste mês, a sua estreia comercial em Portugal.

"Passagens" trata de forma transversal preocupações, afinidades e especulações em torno da obra de Salaviza e Messora, através de ensaios de Creuza Krahô, Jacques Lemière, Joana Pimenta, Justin Jaeckle, Paz Encina, Philippe Descola, Wellington Cançado e Renata Marquez.

Na mesma sessão será apresentado, em estreia, um vídeo-ensaio homónimo — de Luísa Homem, Wellington Cançado e Renata Marquez, a partir do ensaio visual que Cançado e Marquez dedicaram à obra do duo — comissariado pelo Batalha.

A sessão, às 19 horas, contará com a presença de João Salaviza e Renée Nader Messora.