Cultura

Batalha inaugurou programa Escolas e recebe 6000 alunos até junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Batalha Centro de Cinema apresentou a primeira sessão de cinemas para escolas e acolheu 152 alunos e professores da Escola Básica do Campo 24 de Agosto, na terça-feira, 13 de dezembro.

Na sessão inaugural inaugural do programa Escolas, focada no tema Ecologia, foram apresentadas cinco curtas-metragens: “Caminho de Água para um Peixe” (2015), de Mercedes Marro, “Bosquezinho” (2020), de Paulina Muratore, “Caminho dos Gigantes” (2016), de Alois di Leo, “Poluidores e Saqueadores” (2021), de WoMin, e “Tudo Verdim” (2013), realizado pelas crianças pankararés da Escola Estadual Indígena Angelo Pereira Xavier. Todos os filmes são provenientes de geografias distintas, tendo sido realizados fora do continente europeu, em países como Colômbia, Argentina, Brasil e África do Sul.

Até sexta-feira, o Batalha receberá alunos de mais oito escolas da cidade: a Escola Básica das Condominhas, a Escola Básica de Costa Cabral, a Escola Profissional de Campanhã, a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, a Escola Básica Eugénio de Andrade, o Externato São João de Brito, a Escola Básica Castelos e a Escola Básica da Alegria. Até à data, existem já 6000 inscritos para assistirem às sessões de cinema para Escolas no Batalha.

As sessões, sempre com apresentação no início e conversa no final, organizam-se em quatro temáticas:  Ecologia, Amizade, Identidade e Diáspora. Este programa tem a curadoria de Carlos Natálio, Melissa Rodrigues e Miguel Ramos, a convite do Batalha Centro de Cinema.

O programa Escolas retoma em janeiro, com sessões para os vários ciclos de ensino (desde o pré-escolar até ao secundário), a decorrerem até junho de 2023. A inscrição é gratuita para todas as escolas do Município do Porto e pode ser feita através do email batalha.escolas@agoraporto.pt.