Cultura

Batalha inaugura exposição da portuense Mariana Vilanova

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_nova_exposicao_batalha.jpg

DR

Este sábado, dia 16, às 19h15, o Batalha Centro de Cinema inaugura a exposição "Na Faina do Argaço", da artista portuense Mariana Vilanova.

Entre a fotografia, o vídeo e a instalação, a prática artística de Mariana Vilanova tem-se debruçado sobre alguns dos desafios mais prementes do nosso tempo, como o impacto dos avanços da tecnologia no ser humano e no planeta.

A convite do Batalha, a artista apresenta, no Foyer 1 e Sala-Filme, uma exposição que procura ligações entre rituais milenares — como a apanha do sargaço, valioso pelas suas propriedades terapêuticas e fertilizantes — e novos desenvolvimentos tecnológicos, mostrando-nos que a leitura do passado é essencial à nossa evolução.

Partindo do registo de costumes de uma comunidade sargaceira, e da problematização de conhecimento popular e científico em torno destas algas, procura-se especular sobre um futuro ilusório e tecnológico, inspirado na sustentabilidade e na circularidade das práticas ancestrais.

“Na Faina do Argaço” inaugura com a apresentação do filme homónimo, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.

A exposição, com uma visita guiada com a artista agendada para o dia 27 de abril, às 16 horas, poderá ser visitada até 19 de maio.