Cultura

Batalha dedica retrospetiva a Luísa Homem até dia 13 de maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ciclo_luisa_homem_cinema_batalha_01.jpg

O Batalha Centro de Cinema dedica, de 10 a 13 de maio, uma retrospetiva à obra de Luísa Homem, que inclui uma seleção de filmes e colaborações da cineasta.

Nesta quarta-feira, 10 de maio, no Bar do Batalha são apresentadas, às 19h15, três curtas-metragens com entrada gratuita: “Promenaux”, de Stefano Canapa, uma visão poética de Paris; “Obsessões Avulso”, uma instalação apresentada na sua versão para cinema que dá conta de um conjunto de imagens que, de forma obsessiva, ronda o imaginário até ganhar corpo; e “India # Rushes”, uma obra musicada ao vivo por Mathieu Wechowski que resulta de uma viagem da cineasta e do violinista à India.

Na sexta-feira, 12 de maio, às 21h15, são exibidos em antestreia “ANIM” e “Atlas de um Cinema Amador”, numa sessão seguida de uma conversa com Inês Sapeta Dias e Luísa Homem, moderada por Teresa Castro.

Em “ANIM”, Luísa Homem parte do Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, da Cinemateca Portuguesa, para revelar os possíveis fluxos que a cópia de um filme, seja analógica ou digital, pode percorrer.

Com realização da cineasta e de Inês Sapeta Dias, “Cartografia do Descartado” é o primeiro episódio de “Atlas de um Cinema Amador”. A série de 13 episódios foca-se no cinema feito fora dos circuitos profissionais, na maioria das vezes movido por motivos emocionais — cinema amador e filmes de família que têm ficado fora da história e arquivos, fechados em lugares privados, invisíveis ou descartados.

O episódio apresentado inclui conversas com Amarante Abramovici, José Manuel Costa, Melissa Rodrigues e Teresa Castro.

A retrospetiva termina no sábado, 13 de maio, com uma sessão para famílias, às 15h15, onde será apresentado “Um Fim do Mundo”, com realização de Pedro Pinho e montagem de Luísa Homem.

Entre o documentário e a ficção, o filme retrata o quotidiano de jovens que vivem no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, dias antes das férias de verão começaram.