Desporto

Batalha de breaking reúne participantes de diferentes níveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_world_battle_finais_2022_30.jpg

Guilherme Costa Oliveira / Arquivo

A escola de dança Action Performing Arts Center recebe, no próximo sábado, dia 25, a segunda edição da Breaking Battle in Action Jam 2023.

O encontro de breaking – estilo de dança desportiva que, em 2024, se estreará como modalidade olímpica nos Jogos de Paris – tem reunido cada vez mais adeptos no Porto e terá lugar entre as 13h00 e as 19h00, com batalhas de diferentes níveis.

A categoria 1vs1 Pro, dedicada aos mais experientes, juntará atletas femininas (as b-girls) e masculinos (os b-boys), em luta pelo primeiro lugar, com um prémio monetário de 200 euros.

Raparigas e rapazes menores de 18 anos vão competir no escalão 1vs1 Kids, que terá um troféu aliciante: a qualificação para representar Portugal no festival de dança World Kidz Breaking Champion, marcado para junho, em Liubliana, capital da Eslovénia.

De uma terceira secção chamada 7toSmoke, dedicada apenas a b-girls, sairá uma apurada para participar no Festival Queen 16, um evento de hip-hop e danças urbanas que, em setembro, se realizará em Leipzig, na Alemanha.

Ainda há vagas para competir no evento: os interessados (tal como os seus respetivos acompanhantes) devem inscrever-se através do email inactionjam@gmail.com. Caso sobrem lugares, as inscrições ainda estarão abertas no próprio dia 25, até às 14h00.

Como júris das diferentes provas estarão três nomes reconhecidos do breaking: os portugueses Cristovão Machado e “XXL” (do grupo portuense Momentum Crew) e o brasileiro Ruddy Miranda (dos Killa Rockers Crew). A Breaking Battle in Action Jam 2023 será apresentada por João Campos (também dos Momentum Crew) e terá música do DJ Godzi Reinaldo.

O evento conta com o apoio municipal, através da Ágora, que, nos últimos anos, tem ajudado a dar mais visibilidade a esta modalidade, através do projeto Desporto no Bairro.