Cultura

Batalha Centro de Cinema vai aos anos 40 buscar a tradição das matinés de domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Batalha Centro de Cinema convidou o Cineclube do Porto para recuperar o formato das matinés de domingo, nascido nos anos 40 e tão popular durante várias décadas. Depois da estreia com “Berlin: Symphony of a Great City”, de Walter Ruttmann, no último fim-de-semana, a próxima sessão já está marcada para 29 de janeiro, com a projeção de “Le jour se lève”, realizado por Marcel Carné.

Carregada de simbolismo, a apresentação daquela obra semidocumental cumpre o que era a vontade do Cineclube do Porto de a exibir em 1947, na sua primeira sessão no – à altura – Cinema Batalha.

O filme — uma das mais influentes obras experimentais dos anos 20 — captava o pulsar da vida moderna da capital alemã, do amanhecer ao anoitecer, num quase documentário marcado pela montagem frenética.

Realizado anos antes do Ministério da Propaganda de Goebbels ter passado a controlar toda a produção cinematográfica alemã, “Berlin” é uma verdadeira cápsula do tempo. A projeção foi, no entanto, proibida pela censura.

Mais de 70 anos depois, o público encheu a sala de cinema para assistir ao filme proibido.

As maitinés, que acontecem a cada quinze dias, são dedicadas a momentos-chave da vida e prática do mais antigo cineclube português no ativo, com a exibição de filmes — entre clássicos, filmes de arquivo e cinema contemporâneo — cuja pertinência e qualidade recomendam que voltem a ser vistos no grande ecrã.