Cultura

Batalha celebra os valores de Abril com o ciclo "Se o Cinema é uma Arma"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, o Batalha Centro de Cinema apresenta, entre 16 de março e 28 de abril, "Se o Cinema é uma Arma", um programa de filmes que explora o poder transformador do cinema e a forma como este pode atuar como ferramenta de luta nos dias de hoje em Portugal e no mundo.

A convite do Batalha, o cineasta Fradique, a investigadora e curadora Janaína Oliveira, a fotógrafa e curadora Manuela Matos Monteiro, e a realizadora e programadora Rita Morais compuseram um ciclo que aborda múltiplos gestos de libertação através do cinema.

Com obras de ficção e documentais que transcendem fronteiras estéticas, culturais e geográficas, o programa ecoa o espírito de liberdade que Abril anunciou para discutir ideais de justiça e igualdade.

De Portugal, mas também do Brasil, Palestina, Hong Kong ou Nigéria, apresentam-se filmes que, ao denunciar opressões e desvendar outras perspetivas históricas, se transformam em importantes atos de resistência.

"Se o Cinema é uma Arma" abre com "West Indies, les nègres marrons de la liberte", clássico do cineasta mauritano Med Hondo, com a presença de Abdoul War, assistente de realização do filme.

O programa inclui, também, obras da Viva Filmes, Déo Cardoso, Alain Kassanda, Larissa Sansour e Søren Lind, Jumana Manna, Morgan Quaintance, John Akomfrah, Patricio Guzmán, Lawrence Abu Hamdan, João Vieira Torres, Tiffany Sai, Grace Passô, Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero, Grupo Zero e um filme-performance de Maryam Tafakory.

Serão, ainda, apresentados dois filmes para Famílias: a animação brasileira "Tito e os Pássaros", de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, um filme que reflete sobre como o medo pode ser uma ameaça à liberdade, e "Os Quatrocentos Golpes" (Les quatre cents coups), de François Truffaut, clássico francês com Jean-Pierre Léaud que explora o papel da rebeldia e da liberdade na construção da identidade individual.

Programação completa na página do Batalha Centro de Cinema.