Cultura

Batalha apresenta primeira retrospetiva em Portugal dedicada a Melvin Van Peebles

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De 3 a 16 de fevereiro, o Batalha Centro de Cinema apresenta uma retrospetiva focada na obra do realizador e artista Melvin Van Peebles, com uma seleção dos seus filmes e um documentário com argumento da sua autoria. No último dia do ciclo, o músico Dino D’Santiago apresentará o eletrizante “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song”, de 1971.

Cansado dos estereótipos racistas no cinema, Van Peebles dedicou a vida a provar que é possível produzir filmes feitos pela e para a comunidade afroamericana. Com um estilo vibrante, carregado de groove, viria a ter uma enorme influência na génese do movimento Blaxploitation e em várias gerações de cineastas.

A retrospetiva que o Batalha apresenta a partir desta semana inicia-se com “Watermelon Man” (1970), exibido na sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h15 — com repetição no dia 10, às 19h15.

A comédia acompanha os desafios de Jeff, um homem que um dia acorda na pele de um negro, numa sátira ao racismo na sociedade americana e à discriminação na indústria do cinema — ironicamente, foi o único filme que Van Peebles realizou nos estúdios de Hollywood. No final da sessão, convidam-se os espectadores a visitar o Bar do Batalha, onde se ouvirá uma seleção musical retirada dos filmes do cineasta.

No sábado, 4 de fevereiro, às 21h15, é exibida “La permission” (1968), primeira longa do cineasta, muito influenciado pela estética da Nouvelle Vague que lança um olhar subversivo às complexidades do racismo através da relação entre um soldado afroamericano e uma francesa.

No dia seguinte (domingo, 5 de fevereiro, às 19h15), é apresentada uma obra realizada por Mark Daniels, com argumento e narração de Melvin Van Peebles.

“Classified X” (1998) documenta a representação da comunidade afroamericana no cinema durante o século XX. Num tom que varia entre o humor e a fúria, o racismo e os estereótipos são denunciados através de fotogramas e excertos de mais de 70 filmes clássicos, onde as pessoas negras são retratadas como violentas, ignorantes, servas ou indivíduos à margem da sociedade.

A última sessão (quinta-feira, 16 de fevereiro, às 21h15) é dedicada a “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song” (1971) e apresentada pelo músico Dino D’Santiago.

Neste filme, Melvin Van Peebles interpreta Sweet Sweetback, um órfão que cresceu num bordel e trabalha como profissional do sexo. Considerada um marco no cinema independente americano, esta é uma história brutal de sobrevivência marcada pelos cortes irregulares, sobreposições psicadélicas e um som eletrizante.

No âmbito do programa para famílias, o Batalha apresenta, ainda, “Crooklyn” (1994), de Spike Lee, um grande admirador de Melvin Van Peebles, cuja referência no seu trabalho é conhecida. Com muito humor e boa música, esta obra parcialmente biográfica, escrita por Lee e dois dos seus irmãos, é um sagaz filme de família. Esta sessão acontece no sábado, 4 de fevereiro, às 15h15.