Cultura

Barrako 27, Berna, Dealema e Keso juntos em palco no encerramento do Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A atuação integra a Romaria de Encerramento do programa cultural que, no mesmo dia, apresentará também as peças de teatro “Famílias” e “Morrer no Teatro” e o concerto de Gala Drop.

Um dia, quatro espetáculos, quatro territórios. A nona edição do programa Cultura em Expansão, promovido pela Câmara do Porto, termina no próximo dia 17 de dezembro, com uma Romaria que passará pelos quatro polos de programação nucleares: o auditório do Grupo Musical de Miragaia, a Associação de Moradores da Bouça, a Associação Nun’Álvares de Campanhã e a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres.

O dia começa dedicado aos mais novos, com a apresentação da peça de teatro “Famílias”, no auditório do Grupo Musical de Miragaia, às 11h. Criado por Costanza Givone, o espetáculo aborda a enorme variedade de famílias que existem, as suas diferenças e afinidades, cruzando memórias com os contos das crianças ouvidas para a construção da peça.

Segue-se o regresso dos Gala Drop ao Porto, com o seu mais recente álbum, “Amizade”. Lançado em outubro deste ano, e fazendo jus ao nome, “Amizade” apresenta-se como uma “celebração com vista panorâmica mas nunca dispersa sobre a cartografia que a banda tem explorado”, conjugando “a hipnose e expansividade do krautrock, o espaço transviado do dub, a pulsação da house, os sonhos das baleares, polirritmias de várias latitudes e a sintonia comunitária de encontros e epifanias reais e ainda possíveis na cidade”, que viu nascer a banda, Lisboa. A atuação terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, às 17h.

Já às 19h30, a Associação Nun’Álvares de Campanhã será palco do quase-monólogo “Morrer no Teatro”, do encenador Alex Cassal. Partindo de uma premissa comum ao imaginário do cinema-catástrofe – um grupo isolado de sobreviventes que devem construir um novo modelo de sociedade – um ator, Marco Paiva, narra o futuro que nos espera se ficarmos presos naquele momento, naquela sala de espetáculos, costurando descrições de velórios, receitas antropofágicas, orgasmos transcendentais e uma fina seleção de excertos da dramaturgia universal.

O dia termina com um concerto especialmente pensado para este encerramento do Cultura em Expansão. Com coordenação musical de Maze, “Granito: o rap do Porto” junta em palco nomes incontornáveis da cena musical portuguesa e representantes da diversidade do ADN do rap da cidade do Porto: Barrako 27, Berna, Dealema e Keso. A atuação, que terá lugar na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, irá percorrer momentos chave do seu repertório, mas também algumas das colaborações que cruzaram estes projetos ao longo da história, numa verdadeira celebração do rap da cidade.

A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local dos eventos, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no website www.culturaemexpansao.pt.