Educação

Barómetro internacional reconhece que U.Porto está a investigar mais e melhor

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_i3s_02.JPG

Filipa Brito

É a investigação em Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Química, Ciências dos Animais e Plantas, Ambiente e Ecologia, e Ciência e Engenharia do Ambiente que distinguem a Universidade do Porto como uma das instituições que mais e melhor investigação científica produzem em todo o mundo. A conclusão é do barómetro internacional NTU Ranking 2021.

Depois de analisada a produtividade, o impacto e a excelência da investigação científica produzida por mais de quatro mil instituições, a National Taiwan University reconhece que, a nível global, a U.Porto subiu nove posições face à edição anterior do “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities”, reclamando para si o 223.º lugar. Na Europa, a instituição portuense é a 86.ª e, em comparação com as congéneres do espaço ibero-americano, fica na 7.ª posição.

Considerado, segundo afirma a Notícias UP, “um dos principais barómetros relativamente ao desempenho científico das instituições de ensino superior”, o NTU Ranking analisa a investigação por domínios do conhecimento (by field).

Nesta avaliação, o destaque na U.Porto vai para o campo da Agricultura, com um 73.º lugar. Segue-se a investigação nas Ciências da Vida, que subiu 23 lugares, para o 156.º, e a Notícias UP sublinha, ainda, a estreia da Medicina que chega ao NTU Ranking como a 201.ª melhor investigação científica a nível mundial.

Quando a análise é feita por áreas científicas (by subject), e tal como em 2020, o barómetro da National Taiwan University volta a focar as Ciências Agrárias como a melhor contribuição de investigação da U.Porto. ocupando a 36.ª posição mundial. Na lista das 100, a instituição entra também com o trabalho desenvolvido nas áreas de Farmacologia e Toxicologia (40.ª), Engenharia Química (74.ª), Ciências dos Animais e Plantas (83.ª), Ambiente e Ecologia (93.ª) e, pela primeira vez, Ciência e Engenharia do Ambiente (96.ª).

O NTU Ranking 2021 é liderado pela Universidade de Harvard, seguida das universidades de Stanford e de Toronto.