Educação

Bárbara Tinoco na antestreia do novo Serviço Educativo do Coliseu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_servico_educativo_coliseu_01.JPG

DR

Este domingo, 16 de julho, o Coliseu Porto Ageas faz a antestreia do seu novo Serviço Educativo, convidando crianças e jovens a conhecerem melhor as Oficinas de Verão e o renovado Salão Jardim, que passa a ser a sala exclusiva do projeto. A "amadrinhar" o início do Serviço Educativo Coliseu estará Bárbara Tinoco, para um momento intimista de partilha com os mais novos.

O ponto de encontro para uma tarde de experimentação do Serviço Educativo Coliseu está marcado para as 14h30, na Rua de Santa Catarina, junto ao Café Majestic. Pais e filhos vão poder participar numa apresentação deambulante da Oficina de Verão "Atlas - Atelier de Teatro Labirinto de Ação Sensorial", que começará no Coliseu no dia seguinte, 17 de julho, e se prolonga até 4 de agosto.

Neste ateliê de teatro labirinto desafiam-se os jovens dos 12 aos 17 anos a apurarem os sentidos, a recorrerem a linguagens várias que atravessam o verbal e se estendem ao corpo, à ação e ao espaço, percorrendo os recantos do Coliseu como um grande labirinto de experiências.

Segue-se o convite aos mais novos, dos seis aos 12 anos, para que ponham as mãos na "massa", na Oficina de Verão "A Magia das Sombras: Oficina de Teatro de Sombras para Crianças Curiosas". Entre canetas de cor, acetatos luminosos e muita diversão, a atividade pretende ser um aperitivo do que esperar desta oficina criativa, que promete mostrar tudo sobre como criar um teatro de sombras.

Sete semanas de muita atividade

Durante sete semanas, a partir de 17 de julho e até 1 de setembro, em cada semana um novo grupo (entre oito e 12 crianças) irá criar o seu próprio teatro de sombras, desde a história, personagens, cenário e dramaturgia até à luz e som. Mais tímidos ou mais extrovertidos, atrás da cortina todos encontram o seu lugar.

Para além de apresentar também ao público as linhas programáticas do Serviço Educativo, uma novidade em 81 anos de vida do Coliseu, e de dar a conhecer a nova identidade do Salão Jardim, este dia aberto termina com a voz de Bárbara Tinoco, para um showcase intimista. Irá interpretar duas canções e convidar os mais novos para uma conversa, aberta a perguntas, sobre a importância de contactar com as artes desde a infância, e de como é preciso regar a semente da Cultura para que dê frutos ao longo de toda a vida, através da experimentação, da fruição e do exercício da criatividade. Pilares que o Coliseu pretende sedimentar com o programa educativo que agora se inicia.

O dia aberto dedicado ao Serviço Educativo insere-se no novo projeto "Mantras Coliseu", que em cada mês aborda uma temática diferente. O mês de julho tem como tema o binómio Sonho>Semente, inspirado pela criação deste projeto educativo identitário para o presente e de projeção de futuro. "Este é o cimento da relação que o Coliseu terá com a cidade", explicou Miguel Guedes, presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto.

Todas as informações sobre o Serviço Educativo Coliseu estão disponíveis aqui.