Sociedade

Bandeira arco-íris será hasteada em frente aos Paços do Concelho no dia 17 de maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_02maio_bandeira_LGBT_01.JPG

Filipa Brito

Na data em que se assinala o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia estará hasteada, num mastro a instalar para o efeito na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, a bandeira arco-íris.

Desta forma, a Câmara do Porto corresponde ao que foi pedido pela Porto Pride, pela organização do LGBT+ Music Festival, pela Associação Plano i e pela VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal. “Aquilo que as organizações nos pediram foi se nós autorizávamos a montagem de um mastro. Nós dissemos que não só autorizávamos, como colocávamos nós o mastro”, sublinhou Rui Moreira, em resposta ao vereador Sérgio Aires, do BE, proponente da recomendação “Porto cidade livre de homofobia, transfobia e bifobia”.

O texto foi discutido no período antes da ordem do dia da reunião pública do Executivo de segunda-feira, e votado ponto por ponto, tendo sido aprovados três deles por unanimidade: preparar a adesão da cidade à Rede de Cidades Arco-íris; acolher uma reunião, no dia 17 de maio, com os membros do Conselho Consultivo para as questões LGBTQIA+ com atividade na cidade do Porto, tendo em vista assinalar o dia, caso essa reunião venha a ser solicitada; e diligenciar, através das suas várias políticas, para que o Município do Porto seja uma cidade livre de violência LGBTQIA+.

Na reunião do Executivo foi igualmente aprovado o pedido de suspensão de mandato apresentado pela vereadora Rosário Gambôa. Solicitada por motivos profissionais, a interrupção será válida por 90 dias, sendo a vereadora do PS substituída por Luís Catarino.