Sociedade

Banda da Armada e Miguel Guedes dão concerto no Parque da Alfândega

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Um dos pontos altos das celebrações do Dia da Marinha, que decorrem durante esta semana no Porto, está marcado para a próxima sexta-feira, dia 19, às 21h30, no Parque da Alfândega. A Banda da Armada, com cerca de 100 elementos, vai subir ao palco, acompanhada do músico Miguel Guedes, para um concerto único. A entrada é livre.

Banda da Armada e Miguel Guedes, dos Blind Zero, uma dupla improvável, vão interpretar grandes êxitos musicais de Frank Sinatra, Rui Veloso, Jorge Palma, U2 e muito mais. Os ensaios têm decorrido a bom ritmo em Lisboa. A noite de sexta-feira promete, por isso, um espetáculo memorável.

* O vídeo foi captado com som ambiente, o que condiciona a qualidade sonora do registo efectuado.

As celebrações do Dia da Marinha, que decorrem de 18 a 21 de maio, reúnem mais de 30 iniciativas, abertas a toda a população. O epicentro desenvolve-se entre a Ribeira e a Alfândega do Porto, onde, ao longo dos quatro dias de evento, vai ser possível visitar navios – o Navio Escola Sagres atracou, pela primeira vez, no rio Douro, do lado do Porto –, realizar batismos de mar, aproveitar para fazer escalada e mergulho, utilizar a realidade virtual para comandar um navio, entre outras atrações.

O programa culmina no domingo, dia 21, com todas as atenções voltadas para a cerimónia militar, que, a partir das 12 horas, junta uma formação de cerca de 500 militares para um desfile na Rua Nova da Alfândega (sentido Alfândega-Ribeira), podendo ser visto por toda a população. Na última parte do desfile, que durará cerca de uma hora e meia, está prevista uma demonstração de capacidades junto ao rio Douro. A preceder a cerimónia, a Marinha organiza uma celebração religiosa na Igreja de São Francisco, às 10h30.

Inauguração do Monumento do Dia da Marinha 2023

A partir do dia 18, quinta-feira, os navios estarão de portas abertas durante os dias do evento, no período da manhã, das 10 às 12 horas, e à tarde, entre as 14 e as 18 horas. A entrada para as visitas será feita nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.

Entretanto, e como manda a tradição, a Marinha Portuguesa oferece uma obra artística em cada cidade ou vila que acolhe o Dia da Marinha, num gesto simbólico de agradecimento pela receção do evento.

No Porto, a inauguração do Monumento do Dia da Marinha 2023 acontece esta quinta-feira, às 13 horas, no Farol de São Miguel-O-Anjo (junto ao Passeio Alegre). A obra é composta por uma âncora e um leme, numa clara alusão a elementos de origem náutica.

Para além de toda a programação, a Câmara do Porto, em associação com o Jornal de Notícias (JN), lançou um concurso de fotografia para assinalar a Semana da Marinha no Porto.

Conheça aqui todo o programa do Dia da Marinha.