Sociedade

Banco Alimentar do Porto promove campanha “Partilhar o Natal”

  • Notícia

    Notícia

DR_banco_alimentar.jpg

DR

O Banco Alimentar do Porto já tem em curso a iniciativa “Partilhar o Natal”, com a qual pretende suprir a falta da habitual recolha presencial de alimentos em superfícies comerciais. Paralelamente, vai desenvolver junto das empresas ações de recolha de alimentos e donativos.

A campanha de recolha de alimentos e donativos é a forma encontrada pelo Banco Alimentar para colmatar a falha da habitual ação nacional de recolha em supermercados, que ficou sem efeito devido ao atual contexto de saúde pública. São cerca de 360 toneladas de alimentos que não irão entrar no Banco Alimentar, e que comprometem a elaboração dos cabazes para as mais de 60 mil pessoas que o Banco Alimentar do Porto apoia mensalmente.

Deste modo, o Banco Alimentar apela à generosidade e solidariedade de todos os cidadãos para que, até ao dia 19 de dezembro, façam o seu donativo de produtos alimentares como massa, arroz, atum, feijão, grão, salsichas, azeite, óleo, açúcar, farinha, bolachas, cereais, leite.

Os locais aderentes onde os interessados podem deixar o seu contributo são diversos, como agrupamentos de escuteiros/escoteiros e guias, escolas, universidades, faculdades, empresas e claro, o Banco Alimentar do Porto. Para saber quais são os locais de recolha de alimentos deverá contactar Banco Alimentar do Porto através do email ba.porto@bancoalimentar.pt.

Todas as ações decorrentes desta iniciativa podem ser acompanhadas nas redes sociais do Banco Alimentar do Porto: Facebook e Instagram.

Paralelamente, a iniciativa “Partilhar o Natal” compreende ações dirigidas a vários públicos, como voluntários do Banco Alimentar, empresas e diferentes grupos da sociedade civil. Até 13 de dezembro decorre a “Campanha Vale”, através da qual, nas caixas de supermercado, cada cliente pode adquirir um vale que representa alimentos para serem doadas ao Banco Alimentar.

Vigora igualmente a “Campanha Online”, no site www.alimentestaideia.pt. O doador pode escolher o Banco Alimentar ao qual doar, o tipo de bem alimentar e a respetiva quantidade.

Até 19 de dezembro o Banco Alimentar tem ainda ações a desenvolver junto de voluntários, amigos e famílias: “Sempre Alerta para Servir, esta é a nossa Missão!” é uma campanha de recolha de bens alimentares junto de todos os agrupamentos de Escuteiros (CNE e AEP) e companhias de Guias (AGP).

“Juntos para um Natal melhor” promove a recolha de bens alimentares junto de voluntários, amigos e familiares, e “Aprender o Natal” leva a recolha de bens alimentares às escolas, colégios e universidades do distrito do Porto.

Também serão desenvolvidas ações junto das empresas, em duas vertentes. Para recolha de alimentos vai desenrolar-se a campanha “Presentes de Natal”, através da qual os colaboradores que estejam em teletrabalho podem fazer doações ao Banco Alimentar do Porto, com a respetiva empresa a replicar a quantidade total do donativo. A recolha de donativos será levada a cabo através da campanha “Jantar de Natal”: na impossibilidade de realizar este ano os habituais convívios de Natal entre colaboradores, o Banco Alimentar sugere às empresas a substituição do valor dos jantares de convívio de Natal por donativo ao Banco Alimentar do Porto para aquisição de alimentos.