Proteção Civil

Balões de São João no ar, sim, mas dentro do horário seguro para todos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_balão_são_joão.jpg

Miguel Nogueira

Está a chegar a noite onde o céu da cidade fica iluminado e colorido com os balões de ar quente. À semelhança de outros anos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai fechar o espaço aéreo no Porto durante o período previsto de maior intensidade de lançamento dos balões de São João e, por isso, a Proteção Civil apela a que a tradição se cumpra dentro do horário mais seguro para todos.

A área terminal e zona de controlo do Porto estará interdita entre as 21h45 do 23 de junho e a 01 hora de dia 24, pelo que os balões devem ser lançados apenas durante este período de tempo.

O lançamento de balões com mecha acesa, vulgarmente designados por balões de São João, pode originar situações de perigo para a navegação aérea, designadamente o risco de colisão e de interferência na operação segura das aeronaves.

A ANAC sublinha que os balões de ar quente “podem percorrer uma distância horizontal considerável relativamente ao ponto de largada e atingir alturas imprevisíveis em função dos ventos predominantes”, o que aumenta a possibilidade de serem sugadas pelos motores das aeronaves, podendo causar incidentes graves ou acidentes.

Além dos riscos para a aviação, os balões de mecha acesa podem dar origem a falsas missões de resgate se forem confundidos com um sinal de socorro, e representam, ainda, um perigo para os animais selvagens e domésticos que ingerem os detritos que caem em terra ou no mar.

Toda a informação pode ser consultada no documento em anexo.

A probabilidade de gerarem incêndios deve ser, também, acautelada, pelo que o Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto relembra que é proibido o lançamento de balões com mecha acesa nos concelhos em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”.