Cultura

Balleteatro comemora 40 anos com espetáculos, concertos e debates

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Pedro_Figueiredo_ne_barros_distante_paisagens_maquinas_animais.JPG

Pedro Figueiredo

O balleteatro, no Porto, assinala este ano o seu 40.º aniversário, com um conjunto de espetáculos, ciclos performativos, concertos, conversas, debates e masterclasses dedicadas às poéticas contemporâneas nas artes, anunciou a instituição. A maioria das atividades terá acesso gratuito.

Em comunicado, citado pela Lusa, a estrutura artística realçou que fevereiro, o mês da sua fundação, será assinalado com a estreia do espetáculo “Distante - Paisagens, Máquinas, Animais”, de Né Barros, a terceira peça do ciclo “Paisagens, Máquinas, Animais”, que se iniciou com “IO” e prosseguiu com “NEVE”.

“Distante”, com música de Alexandre Soares e cenografia do estúdio FAHR 021.3, tem estreia marcada para 17 de fevereiro, no Rivoli, às 19h30, e será ainda apresentado no Teatro Municipal de Bragança, a 24 de fevereiro às 21h00.

Ainda em fevereiro, dar-se-á início ao ciclo intitulado “O Mundo e as Artes. Desfragmentar”, que visa criar, durante três dias - 2, 3 e 6 -, “um momento imersivo de reflexão através de conversas filosóficas, masterclasses, debates e visionamento de documentários que contribuam para o pensamento sobre as artes e o mundo no seu estado atual, assim como perceber as responsabilidades na contemporaneidade e o respetivo papel das artes”.

No mês de março, de 13 a 14, o balleteatro dará continuidade ao ciclo de apresentações de trabalhos de artistas emergentes e futuros criadores, cujo objetivo é apoiar artistas na criação e na divulgação dos seus projetos.

De 21 a 30 de abril, o “Corpo + Cidade” regressa ao Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos para apresentar performances ao espaço público, numa edição, como habitualmente, inserida na programação do Festival DDD - Dias da Dança.

Extemporânea é a estreia do novo festival de performances e instalações performativas que terá lugar, nesta primeira edição, no Jardim Botânico do Porto, a 3 e 4 de junho.

Ainda em junho, no dia 14, o balleteatro promove um dia de atividades multidisciplinares, dirigidas a diferentes públicos. Esta programação contempla aulas abertas, um espetáculo com a comunidade sénior da Associação do Monte Pedral e um concerto.

No decorrer do ano serão programados mais dois novos eventos: Residências online, destinadas a coreógrafos, bailarinos e performers, que tem como finalidade a constituição de um arquivo ‘online’ para a investigação e documentação de processos de transmissão e captação das práticas da dança.

Em paralelo será lançada uma plataforma online, intitulada “Mnemónica”, que consiste no trabalho de coordenação e edição de contributos de críticos e teóricos de artistas ou teóricos convidados e, ainda, do público geral para uma reflexão mais expandida e transversal.

Em setembro, para assinalar o início de um novo ano letivo, os alunos das turmas de Dança e Teatro do balleteatro apresentam um espetáculo que resulta dos laboratórios de criação com vários artistas convidados.

Outubro será dedicado ao cinema, com a 12.ª Edição do Family Film Project.

As celebrações do aniversário continuam em novembro, no Museu Nacional de Soares dos Reis, com um lançamento de um livro e ainda o espetáculo “IO”.

Fundado em 1983, o balleteatro tem como área fundamental a criação, gerando a primeira companhia de dança contemporânea no Porto. Adicionalmente, o balleteatro também se focou na formação em dança e teatro, valência que desenvolve até hoje.