Habitação

Balcão para Habitação Acessível foi apresentado no Conselho Local de Ação Social

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_loja_primeiro_direito_08.jpg

Miguel Nogueira

O Balcão para a Habitação Acessível foi apresentado na última sessão do Conselho Local da Ação Social do Porto (CLASP), reunião de trabalho que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e presidida pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.

Coube a Sofia Alves, diretora da Habitação da Porto Vivo, SRU, apresentar o recém-inaugurado gabinete, que tem como principal missão prestar informação e apoiar os interessados na instrução de candidaturas que visem a reabilitação de “ilhas” e outras tipologias de habitação própria e permanente, nos termos estabelecidos no 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, e também na Estratégia Local de Habitação do Porto. Neste âmbito, a reabilitação dos fogos tem como finalidade exclusiva a habitação destinada a pessoas que vivem em condições indignas e sem capacidade financeira para suportar os custos de acesso a uma casa adequada.

No primeiro mês de atividade foram registados mais de 600 atendimentos, realizados através deste novo espaço disponível para atendimento ao público. Os pedidos de apoio técnico especializado que chegam ao Balcão para a Habitação Acessível, nomeadamente os que possibilitam a instrução candidaturas de acesso a financiamento 100% reembolsável ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), são, em grande medida, responsáveis pelo aumento da procura que se tem vindo a verificar. Neste balcão é possível, através de um simulador desenhado para o efeito, realizar uma análise preliminar de enquadramento da elegibilidade ao programa 1.º Direito.

Entre outros serviços disponibilizados aos munícipes, conta-se ainda a possibilidade de realizar candidaturas aos sorteios de arrendamento acessível, realizados regularmente pela Porto Vivo, SRU.

Situado na Loja de Cidadão das Antas, o Balcão para a Habitação Acessível está aberto, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Para contactar a Porto Vivo, SRU, podem ser utilizados meios alternativos, através do telefone 222 072 700 ou do endereço de correio eletrónico portovivosru@portovivosru.pt.