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Balcão de Inclusão do Porto já efetuou mais de mil atendimentos

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O Balcão de Inclusão do Município do Porto efetuou mais de mil atendimentos a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, desde a sua criação, em 2018. Só este ano, e até março, foram realizados cerca de 100 atendimentos e encaminhamentos, a maioria efetuados telefonicamente ou por email. Este e outros dados foram revelados no II Encontro Regional de Balcões da Inclusão, que decorreu esta quinta-feira, na Casa da Cultura de Paranhos.

O balcão foi criado pela Câmara do Porto, com base no protocolo de cooperação com o Instituto Nacional de Reabilitação (INR). Promover a inclusão social da pessoa com deficiência, incapacidade ou necessidades especiais e assegurar o atendimento, informação, mediação e encaminhamento a pessoas com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, providenciando respostas na comunidade que promovam a inclusão efetiva nos seus diferentes âmbitos, são os principais objetivos deste serviço municipal.

“Vivemos tempos desafiantes a diversos níveis, sendo fundamental criar comunidades mais inclusivas e amigáveis para todas as pessoas, incluindo para pessoas com deficiências ou incapacidades”, afirmou, no encerramento do encontro regional, o vereador da Educação. “Este é um importante espaço de partilha de experiências, reflexão e debate”, acrescentou Fernando Paulo.

O encontro regional visou, num contexto descontraído de conversa em conjunto com outros balcões da inclusão, partilhar a experiência do balcão da inclusão, o impacto, sua importância, necessidades sentidas, projetos e demais boas práticas, visando as pessoas com deficiência e suas famílias.

Durante o evento foi apresentada a peça de teatro “Feitas de Ferro, Desenhadas a Carvão”, pela companhia “Era uma vez... Teatro”, da Associação de Paralisia Cerebral do Porto, seguido de um debate.

A implementação do Balcão de Inclusão da responsabilidade da Câmara do Porto, designadamente do Departamento de Coesão Social, é operacionalizado pela Divisão Municipal de Intervenção Social, possui um serviço de atendimento técnico especializado para pessoas com deficiência, incapacidade ou necessidades especiais e seus familiares. Atendimento este, que pode ser efetuado, de forma presencial, no Gabinete do Munícipe, mediante marcação e/ ou através do contacto 222097138 e também do endereço eletrónico: balcaodeinclusao@cm-porto.pt, durante todos os dias da semana.

Disponibiliza um local com condições de acessibilidade para os utentes com deficiência e incapacidade, da via pública ao local de atendimento.