Habitação

Balcão da Habitação Acessível passa a dispor de atendimento mensal do IHRU

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_loja_primeiro_direito_08.jpg

Miguel Nogueira

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito de uma colaboração institucional com a Porto Vivo, SRU, passou a prestar atendimento no Balcão da Habitação Acessível, desde meados do mês passado.

O IHRU irá prestar esclarecimentos no âmbito do programa 1.º Direito, que visa “apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”, podendo representar, no âmbito do PRR, 100% de financiamento para as intervenções necessárias.

Com esta parceria, a empresa municipal responsável pela reabilitação urbana e pela promoção do arrendamento acessível alarga o leque de serviços oferecidos. Destaque neste atendimento direto prestado pelo IHRU, para a possibilidade de clarificar dúvidas relativas a todas as fases do processo.

Reabilitar a habitação através de uma candidatura a financiamento ao abrigo do 1.º Direito

A "promoção de soluções habitacionais" tem como objetivos reabilitar e qualificar casas que apresentem sinais de degradação, traduzidos em condições indignas para os moradores. Este programa propõe-se apoiar, sobretudo, cidadãos que não dispõem de condições financeiras para uma habitação adequada.

Quem pretender esclarecer se é elegível ao apoio prestado pelo programa 1.º Direito, deve dirigir-se à Loja de Cidadão das Antas, e os técnicos da Porto Vivo, SRU prestarão apoio no esclarecimento de dúvidas e na eventual instrução de candidatura. Em fase posterior, cabe ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana aprovar as referidas candidaturas a financiamento.

Recorde-se que o Balcão da Habitação Acessível, para além do apoio prestado ao programa 1.º Direito, auxilia os interessados nos concursos de arrendamento acessível promovidos pelo Município do Porto, bem como no pagamento de rendas, pedidos de manutenção, entre outros assuntos.

Os interessados em agendar reunião com o IHRU, no Balcão da Habitação Acessível, deve contatar a Porto Vivo, SRU através do número 222 072 700 ou do endereço de email portovivo@portovivosru.pt.