Sociedade

Balão de São João recriado pelo designer João Machado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Rui_Meireles_Imagem_Sao_Joao_2022.JPG

Rui Meireles

João Machado, um dos maiores nomes do design nacional, assina a imagem do São João, no ano em que a cidade se reencontra para as maiores festas da cidade. A partir da iconografia associada ao balão joanino, o também escultor convida a descobrir as cores e as formas associadas a esta tradição.

A Câmara do Porto convidou o designer e escultor João Machado para assinar a imagem das Festas de São João 2022, uma identidade visual marcante e alicerçada em elementos que fazem parte do imaginário coletivo da cidade que vive, de forma entusiasmada, a noite mais longa do ano.

O designer assume que a ideia para o projeto – “que aceitei com grande satisfação”, revela - surgiu naturalmente do imaginário relacionado com as festas, recorrendo à incontornável iconografia, com destaque para o balão de papel, o alho-porro, o manjerico, o fogo de artifício e o bailarico.

Mas, no final, o balão é o elemento que ganha maior protagonismo. “E elegi [o balão] por aquilo que ele representa, como o início da festa e a sua ligação à veneração do santo que se festeja, mas sobretudo pela beleza que sempre emana no seu voo”, revela João Machado, em conversa com a Ágora.

O autor acrescenta, ainda, que este é o elemento mais interessante e desafiante na forma como permite “inventar padrões, trabalhar as cores, tornando-o o mais apelativo e poético possível”. Poesia que ganha ainda mais expressão quando, na noite mais especial do ano, “o vemos subir, lentamente, iluminando e pintando os céus”.

É esse momento, que se pretende eterno na memória de todos, que o designer procurou matizar na imagem delineada para a edição deste ano. “Uma verdadeira explosão de cores, tão característica do meu trabalho”.

A imagem espalhada por vários locais da cidade cria assim uma mancha visual contagiante e envolvente, uma paleta de cores que procura expressar a euforia e o colorido de um momento que se veste de todas as cores.

“O São João é a maior festa popular da cidade e, como tal, considero que tem a imagem que merece”, destaca o designer.