Cultura

Balanço positivo para edição atípica do Festival Dias da Dança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_Bate_Fado_DDD_01.JPG

José Caldeira

Com as lotações dos teatros reduzidas a 50%, a 5.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança que decorreu entre os dias 20 e 30 de abril, atraiu cerca de 2300 espectadores que assistiram, em condições de segurança, a 12 récitas presenciais, quase todas esgotadas, nas cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e, pela primeira vez, Viana do Castelo.

A organização faz, assim, um balanço positivo do certame realizado em formato misto, ao vivo e online.

Já a programação online reuniu cerca de 9700 visualizações, entre espetáculos, masterclasses, conversas, documentários e festas nas diversas plataformas do festival (BOL, Youtube, Facebook e Zoom).

Entre o público de uma edição atípica encontravam-se quase 80 programadores culturais de 16 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e Suíça) que, não podendo deslocar-se a Portugal, acompanharam online, entre outras, às estreias de Jonas & Lander, Ana Isabel Castro, Catarina Miranda, Renan Martins & Frankão, e Jorge Jácome & Marco da Silva Ferreira.

A exposição Para uma Timeline a Haver – genealogias para a dança como prática artística em Portugal, inaugurada a 22 de abril, continua patente até 11 de julho no Museu de Serralves.

O DDD – Festival Dias da Dança regressa para a sua 6.ª edição em abril de 2022.