Educação

Balanço positivo do Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa

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Decorre nesta sexta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o seminário do Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa / IV Conferência CiiL. O balanço do trabalho desenvolvido é positivo e o objetivo é continuar a assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

A jornada de reflexão sobre aprendizagem apresenta os “resultados e boas práticas” do programa, tendo iniciado com um momento musical. “Cumprido um quadriénio de trabalho, chega o momento de apresentar à comunidade educativa os resultados e boas práticas do Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa”, começou por destacar o vereador da Educação, Fernando Paulo, na sessão de abertura, sublinhando a participação “desde a primeira hora” do Ministério da Educação através dos respetivos Agrupamentos e Escolas.

Os objetivos de partida estavam bem definidos, acrescentou o vereador: “Abranger cerca de 4.000 alunos; reduzir em 12% o número de alunos com níveis negativos e em 30% a taxa de retenção e desistência.”

“Apesar destes dois últimos anos letivos terem sido atingidos pela pandemia, importa reconhecer e valorizar o caminho percorrido, que resulta da boa cooperação entre as entidades do consórcio, as escolas e famílias na mobilização de recursos adicionais para garantir a redução das taxas de retenção e de abandono precoce”, vincou o vereador.

“Com efeito, podemos desde já garantir que até à presente data os resultados obtidos demonstram melhorias no desempenho escolar, redução do número de alunos com níveis negativos, bem como a evolução positiva das classificações na Língua Portuguesa”, congratulou-se Fernando Paulo, acrescentando: “Paralelamente assiste-se à diminuição dos números de retenção e desistência, face aos valores de referência apresentados no início do projeto.”

Os resultados alcançados são “promissores”, admitiu o vereador da Educação, ressalvando: “Convém ter presente que há outros resultados que só com o tempo poderemos apreciar e avaliar, na organização local da educação, na relação entre atores, e, sobretudo, na qualidade dos percursos escolares das crianças e dos jovens que beneficiam dos projetos.”

“Continuaremos a trabalhar para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as crianças e jovens do Porto”, concluiu Fernando Paulo.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, e da pró-presidente do Instituto Politécnico do Porto, Celda Morgado.