Habitação

Bairros da cidade competem pelo título de "Melhor Entrada"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_A_Melhor_Entrada_Mockup.jpg

DR

A Domus Social, empresa responsável pela gestão do parque de habitação municipal, lançou um concurso para eleger "A melhor entrada" dos bairros da cidade. Nesta primeira edição, são convidados a participar os Gestores de Entrada dos bairros das Antas, Carriçal, Choupos, Contumil, Fontinha, Monte S. João, Viso, Pio XII, e Parceria e Antunes.

A iniciativa surge no âmbito do projeto ConDomus, criado em 2008, que tem como objetivo promover a organização das entradas dos edifícios públicos de habitação, num modelo semelhante aos condomínios privados. Deste projeto resultou a criação da figura do Gestor de Entrada que será o representante oficial de cada candidatura.

Tendo em conta a dimensão do parque habitacional da cidade do Porto, atualmente composto por 50 bairros a que correspondem perto de 13 mil fogos, para definir a lista de complexos habitacionais em competição foi utilizado o critério da antiguidade, ou seja, foram selecionados para participar nesta 1.ª edição os bairros onde o projeto ConDomus está há mais tempo implementado.

Às três entradas vencedoras e aos respetivos moradores, a Domus Social irá atribuir um prémio e uma distinção/marca de mérito e qualidade. Após uma primeira fase de seleção no terreno, realizada pelas equipas da empresa municipal, um júri irá eleger as entradas premiadas.

O portuense Raul Meireles, antigo internacional português, que vestiu a camisola do Boavista e do Futebol Clube do Porto, é um dos jurados. O ex-atleta foi convidado pela Domus Social por ser uma figura conhecida e acarinhada pelos portuenses, que cresceu em bairros do Porto, concretamente no Carvalhido e em Francos. Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, e um elemento da empresa municipal completam o trio que ficará responsável por escolher os vencedores.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até ao dia 25 de maio, através do email condomus@domussocial.pt ou, presencialmente, no Gabinete do Inquilino Municipal.

Todas as informações sobre o concurso, incluindo o seu regulamento, podem ser consultadas no site da Domus Social.