Habitação

Bairro da Agra do Amial será beneficiado com obras no espaço público

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Bairro da Agra do Amial será beneficiado com uma requalificação do espaço público. O projeto, desenvolvido pela Câmara do Porto, foi apresentado nesta quarta-feira, na Associação de Moradores daquele complexo habitacional, pelo vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público e pelouro da Habitação, Pedro Baganha.

A proposta de intervenção surge em resposta a um conjunto de necessidades identificadas junto dos inquilinos municipais, nomeadamente a renovação de infraestruturas e a melhoria das condições de acessibilidade.

O projeto prevê uma redefinição dos percursos de acesso aos oito blocos habitacionais que inclui, por exemplo, a substituição de atuais degraus por rampas. A intervenção vai criar mais lugares de estacionamento, percursos pedonais com ligação à escola EB1 / Jardim de Infância Agra do Amial e aos transportes públicos.

Para incrementar a segurança pedonal na zona, a proposta do Município inclui a criação de uma zona de "kiss and ride" junto à referida escola e a colocação de sobre-elevações nas travessias, para diminuir a velocidade média do tráfego automóvel nas vias.

A obra, que está prevista iniciar ainda durante este ano, ficará a cargo da Domus Social, empresa municipal responsável pela gestão de 156 dos 181 fogos deste bairro.

Após a apresentação do projeto, Pedro Baganha, acompanhado pelos restantes membros do Conselho de Administração da Domus Social, Filipa Melo e João Sendim, visitou o local com os representantes dos moradores, de modo a esclarecer os detalhes da futura intervenção, que terá um impacto significativo na qualidade de vida dos inquilinos e na comodidade de todos os que frequentam os espaços do bairro.

O Bairro da Agra do Amial está situado na freguesia de Paranhos, foi construído em 1960 e requalificado em 2002. Durante o ano de 2017 foi objeto de obras de manutenção preventiva.

Este encontro inclui-se num ciclo global de visitas aos bairros municipais que Pedro Baganha tem vindo a protagonizar desde o início do ano e que se estenderá pelos próximos meses.

Recentemente, o vereador da Habitação visitou o Bairro do Cerco do Porto, onde observou os resultados da conclusão da primeira fase do projeto de reabilitação dos edifícios. Na última semana esteve no Bairro de Ramalde, no Agrupamento Habitacional Rainha Dona Leonor e também nas Casas Rainha Dona Leonor. Este último, recorde-se, considerado por muitos “o melhor bairro de habitação pública” e o primeiro, em Portugal, a obter a classificação energética A+.