Ambiente

Azevinho: a árvore que melhor simboliza a época natalícia

  • Notícia

    Notícia

fib_azevinho.jpg

Filipa Brito

É das árvores mais singulares que existe na floresta portuguesa, onde, tendencialmente, cresce de forma espontânea, mas não é por esse motivo que este arbusto repleto de frutos vermelhos é conhecido um pouco por todo o mundo. Durante esta época do ano, o azevinho é uma presença assídua nos ornamentos de Natal e o novo episódio da série “De Binóculos no Sofá” explica porquê.

Graças a mais um episódio dos programas produzidos pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, ficamos a conhecer as características e a história por detrás de uma árvore cujos ramos se tornaram num dos elementos mais cobiçados nas decorações desta quadra festiva, sendo por isso, atualmente, uma espécie protegida por lei, em Portugal.

De nome científico ilex aquifolium, oriundo das palavras em latim que significam “espinhoso” e “folha”, o azevinho, nos primeiros anos de vida, tende a assemelhar-se a um arbusto, mas com o passar dos anos pode transformar-se numa árvore robusta de folhas verdes.

A utilização ornamental do azevinho durante a época natalícia remete para os festivais de inverno dos celtas e dos romanos, que consideravam esta árvore sagrada por manter-se sempre verde, forte, e cheia de bagas, mesmo nas condições climatéricas mais adversas, representando assim a fertilidade, a prosperidade e a proteção. Com a chegada do cristianismo, a planta ganhou um simbolismo ajustado à religião.

Para conhecer ainda mais curiosidades acerca desta planta da família das aquifoliaceae, assista ao episódio completo.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.