Mobilidade

TAAG retoma ligação ao Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_TAAG_05.JPG

Miguel Nogueira

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai retomar a ligação ao Porto, a partir do dia 30 de junho, com um novo itinerário. O anúncio foi feito pelo diretor de Vendas e Distribuição da empresa angolana. “Vamos retomar a ligação com o Porto, com conexão a Madrid, em Espanha. Deixa de ser um voo direto e passa a ser Luanda-Madrid-Porto-Luanda”, revelou António Mutondo, em entrevista à agência de notícias angolana (ANGOP).

A partir de 30 de junho, haverá duas ligações semanais ao Porto, com escala em Madrid, à quinta-feira e ao domingo. “O troço Luanda-Madrid será operado pela TAAG e o troço Madrid-Porto será operado pela companhia área Iberia, à luz do protocolo assinado com a TAAG”, confirmou num comunicado, esta segunda-feira, a companhia nacional angolana.

Recorde-se que a empresa angolana suspendeu todos os voos que tinha com a cidade do Porto em março de 2020 devido ao aumento, na altura início da pandemia, do número crescente de doentes com o novo coronavírus na região Norte.

António Mutondo revelou que o aumento de voos na programação de verão IATA da companhia aérea “faz parte da estratégia operacional do programa de recuperação da balança comercial, tecnicamente paralisada desde 2020, por força da pandemia”.

Com o reforço de voos, reaberturas e criação de novas rotas, a TAAG espera voltar a ter neste ano a totalidade da sua frota em serviço, o que deverá acontecer já no início do segundo semestre. Disponibiliza, atualmente, 14 destinos domésticos e 10 internacionais.

EasyJet inaugurou rota para Praga

Entretanto, a easyJet inaugurou a rota entre o Porto e a capital da República Checa, Praga, contando com dois voos semanais: às quartas-feiras e sábados. Esta operação da companhia aérea low cost britânica decorre até 29 de outubro. “Estamos muito felizes por anunciar o início da operação desta nova rota. Como temos vindo a referir, estamos atentos às oportunidades e procuramos cada vez mais satisfazer as necessidades dos nossos clientes, seja para destinos citadinos ou de praia”, sublinhou José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, citado em comunicado.

“Através destes movimentos, a easyJet reforça o seu compromisso a nível nacional, contribuindo para o turismo e consequentemente para a recuperação económica do país”, acrescenta José Lopes.

Recorde-se que a easyJet começou a operar no Porto em 2007 e, em 2015, abriu uma base no aeroporto Francisco Sá Carneiro, iniciando as rotas domésticas no ano seguinte. Até à data, já transportou mais de 14 milhões de passageiros, contando agora com 23 ligações para aeroportos europeus em cerca de oito países, reforçando a sua posição como a segunda companhia aérea na região.