Sociedade

Avança obra para estabilização da escarpa adjacente ao Ramal da Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Ramal_da_Alfandega_01.jpg

Filipa Brito

Foi esta semana consignada a empreitada de estabilização da escarpa adjacente ao Ramal Ferroviário da Alfândega, essencial para a solução provisória a instalar no local, que está a ser estudada pela STCP Serviços. Intervenção representa um investimento municipal superior a 1,25 milhões de euros.

Os trabalhos incluem a estabilização preventiva de três taludes rochosos, assim como a limpeza da vegetação, o saneamento dos blocos, a demolição de estruturas em ruínas, o recalçamento de reentrâncias, a reabilitação de muros, a colocação de degraus em falta, a estabilização das construções existentes e a colocação de redes metálicas de alta resistência.

A empreitada tem um prazo global de execução de 270 dias e um investimento de 1.250.512,81 euros.

Recorde-se que, em abril de 2021, o Município promoveu um debate sobre a reativação do Ramal da Alfândega onde foram apresentadas duas possíveis hipóteses de intervenção: uma para transporte rápido elétrico e outra para a reconversão em modos suaves e criação de um parque urbano, ou mesmo a compaginação das duas.

Toda a informação atualizada encontra-se disponível no site da GO Porto. Existe também uma linha de obra com o contacto 228 339 303.