Cultura

Autorretrato de Aurélia de Sousa cedido para exposição na Fundação Calouste Gulbenkian

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#mno_aurelia_de_sousa_03.jpg

Miguel Nogueira

O Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian solicitaram à Câmara do Porto o empréstimo do autorretrato “Santo António”, de Aurélia de Sousa, pertencente à coleção do Museu da Cidade (Casa Marta Ortigão Sampaio). O pedido tem subjacente a integração da pintura na exposição temporáriaTudo o que eu quero – Artistas portuguesas de 1900 a 2020”.

É uma prática comum no Município do Porto, pelo que tudo indica que a proposta que Rui Moreira leva à apreciação do Executivo na reunião da próxima segunda-feira será aprovada.

A exposição vai estar patente em Lisboa de 1 de junho a 23 de agosto, por isso antes que o quadro faça os mais de 300 quilómetros que separam as duas cidades, ainda restam alguns dias para apreciar a obra na Casa Marta Ortigão Sampaio, local onde a marcante pintura óleo sobre tela se encontra em exibição. Depois disso, só regressa à Rua de Nossa Senhora de Fátima no final de setembro.

A Câmara do Porto possui o mais importante espólio de Aurélia de Sousa Casa Marta Ortigão Sampaio. O edifício, que hoje integra o Museu da Cidade, foi doado ao município em 1978, pela colecionadora de arte Marta Ortigão Sampaio, sobrinha da artista e sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão. Além do extenso acervo de Aurélia de casa, as paredes da casa guardam uma coleção de joias, uma biblioteca, e abrem-se para um jardim, retiro verde na zona da Boavista, que pode ser visitado a um preço muito reduzido ou mesmo gratuitamente para todos os detentores do cartão Porto.

No contrato de comodato fica estabelecido que a peça em empréstimo “deverá ser objeto de contrato de seguro”, a celebrar pelo Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 250 mil euros.

Descubra mais sobre Aurélia de Sousa, a mulher artista na vanguarda da sua época (1866-1922), que deixou uma vida e obra nada convencionais, como é demonstrativo este autorretrato em que se trajou de Santo António, aqui.