Cultura

Autoempréstimo nas bibliotecas municipais torna processo mais autónomo para utilizadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_biblioteca_almeida_garrett.jpg

Filipa Brito

As bibliotecas municipais da cidade querem manter a confiança dos leitores para que continuem a frequentar as suas instalações e a levar livros para casa. Além do agendamento prévio, que permite a utilização dos espaços em segurança evitando grandes concentrações de pessoas, há agora uma tecnologia que permite que sejam os próprios munícipes a assumir todo o processo de levantamento e devolução de livros.

O acesso aos espaços das bibliotecas municipais continua condicionado e a requerer que a visita seja agendada antecipadamente. Seja para requisitar ou devolver materiais, consultar publicações ou documentos em sala, ou mesmo para momentos de estudo, os utilizadores devem enviar um email para bmp@cm-porto.pt ou ligar para o número 22 519 34 80.

Para o levantamento de livros, cds, dvds ou publicações periódicas, marcado o dia e a hora, basta dirigir-se à biblioteca, aceder às estantes e escolher o que pretende levar para casa. No átrio existe uma máquina para proceder ao autoempréstimo, e que é acessível a todos os munícipes que possuam tanto o cartão de utilizador das bibliotecas, como o novo cartão Porto..

Passando os livros pelo sensor, é possível fazer o empréstimo, renovar ou devolver os exemplares. Quanto ao talão comprovativo, pode ser impresso ou enviado para o email associado ao cartão. Tudo pensado, para que a leitura continue a ser um processo cada vez mais simples e seguro.