Ambiente

Autocarros da STCP vão ser movidos a eletricidade 100% renovável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_STCP_eletrico.jpg

Miguel Nogueira

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto escolheu a espanhola Acciona para o fornecimento de energia 100% renovável da sua frota, coberta por garantias de origem. Esta solução permitirá evitar a emissão de 1.046 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, mostrando-se mais eficiente do que outras ofertas de eletricidade, como a geração termoelétrica.

O contrato assegura o fornecimento de 5.000 MWh (megawatts por hora) de energia renovável e vem com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional).

Estão ainda incluídas as instalações da operadora de transportes públicos, os sistemas de gestão da empresa e os consumos específicos da frota de veículos elétricos.

Esta solução vai permitir à empresa de transportes – agora sob gestão intermunicipal – cumprir a sua estratégia de desenvolvimento de um sistema de mobilidade sustentável, reduzindo a pegada ecológica nos municípios onde opera: Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Valongo.

Nas palavras do diretor da divisão de energia da Acciona em Portugal, citado pela agência de notícias Europa Press, “este é um acordo estratégico para a Acciona, por estarmos cientes da relevância de uma empresa como a STCP, qual a sua visão para o futuro dos transportes públicos no Grande Porto, bem como o papel desenvolvido na sensibilização das populações quanto à importância das energias renováveis para a nossa economia e sociedade".

“A eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes", sublinha Alexandre Kisslinger em comunicado.

A Acciona detém vários ativos de produção de origem renovável em Portugal, entre os quais a central fotovoltaica da Amareleja. São cerca de 50 clientes nacionais que já trabalham com eletricidade 100% verde.

O contrato com a STCP consolida a posição da espanhola como o maior fornecedor no país a garantir a certificação de toda a energia disponibilizada como sendo de origem 100% renovável.