Mobilidade

Autocarros da STCP com ajustamento da oferta a partir de segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_07.JPG

Miguel Nogueira

A oferta de serviços da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai conhecer uma redução em cerca de 12%, nos dias úteis, a partir de segunda-feira. Adicionalmente, está suspensa a circulação dos elétricos históricos e o Museu do Carro Eléctrico encontra-se encerrado.

O ajustamento na oferta disponível na rede STCP surge devido ao regresso do dever de recolhimento domiciliário, ao encerramento de várias atividades económicas e ao retorno ao teletrabalho, entre outras medidas aplicadas no seguimento do novo Estado de Emergência, resultando na redução da procura de passageiros, justifica a empresa transportadora.

Assim, a oferta de autocarros terá uma redução de cerca de 12% nos dias úteis. Já nos dois próximos fins de semana a situação vai ser idêntica àquela que se verificou nos últimos fins de semana, ou seja, a partir das 13h, em nove linhas (207, 208, 209, 304, 403, 503, 707, 900 e ZC), haverá uma diminuição de serviço.

A exceção será o domingo, dia 24 de janeiro, em que se realizam as eleições presidenciais. Nesse dia, a STCP irá operar com o horário de “domingos e feriados”, com a oferta a 100% em todas as 69 linhas de autocarro, de modo a responder às necessidades da população e, assim, auxiliar os passageiros na deslocação para o exercício do direito de voto.

Adicionalmente, a operadora de transportes, em articulação com a Câmara do Porto, providenciará neste domingo, dia 17, um serviço especial para os eleitores inscritos para o voto antecipado. Este “vaivém”, entre a Praça do Marquês e o CCD Porto – Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, vai circular entre as 8 horas (1.ª partida do Marquês) e as 19,23 horas (última partida do Monte Cativo).

Os horários dos serviços da STCP podem ser consultados em www.stcp.pt (ver horários de verão [agosto] para os dias de semana, e horários de domingos e feriados para 24 de janeiro) ou através da linhaazul@stcp.pt.

Elétricos históricos suspensos

A circulação das três linhas de elétrico da cidade do Porto (1, 18 e 22) foi suspensa pela STCP nesta sexta-feira. A transportadora assegura, no entanto, soluções de mobilidade alternativa na rede STCP em modo autocarro, de forma a garantir a oferta de transporte público nessas zonas da cidade.

O Museu do Carro Eléctrico encontra-se encerrado enquanto vigorarem as atuais medidas de contenção da pandemia.