Autarquia apoia escola de programação com modelo de ensino gratuito
Porto.
Notícia
Nuno Miguel Coelho
Na reunião de segunda-feira, o Executivo municipal aprovou, por unanimidade, o apoio à Associação 101010 Portugal, no âmbito da implementação dos cursos "Piscina: Introdução à Programação", a realizar na Escola 42 Porto. A proposta foi apresentada pelo vereador da Economia e das Atividades Económicas, Ricardo Valente.
A Escola 42 é uma instituição de programação informática que se distingue por um modelo de ensino disruptivo que assenta em quatro dimensões: inovação pedagógica, gratuitidade, sem pré-requisitos e presencial.
No Porto, a escola, sediada na Rua da Picaria, já recebeu quase 13 mil candidaturas, que resultaram 1327 alunos inscritos. O programa contempla um curso intensivo de iniciação à programação (Piscine) que incluiu a realização de projetos individuais e de grupo. Com a duração de quatro semanas, o curso é lançado quatro vezes por ano.
Em Portugal, a Escola 42 está a criar impacto nos estudantes, nas empresas, empregadores e mercado de trabalho, tal como na economia. De acordo com a instituição, há registo de 100% de empregabilidade entre os participantes nos seis meses após a conclusão do curso.
A instituição está presente em mais de 50 campus espalhados por 30 países, já tendo formado mais de 37 mil alunos desde a sua criação, em França, em 2013. A Escola 42 está na cidade desde julho de 2022, mas já tinha chegado a Portugal (Lisboa) dois anos antes.
Na Invicta, a instituição conta com o apoio de vários mecenas locais que viabilizam a existência do programa. É o caso da Câmara do Porto, Critical TechWorks, Altice, Amorim, BA Glass, OTIIMA, Sodecia, Sogrape, Sonae, Teya, Vicaima e João Nuno Macedo Silva.