Desporto

Aulas gratuitas de ioga, pilates e tai-chi ainda têm vagas para os parques Oriental e da Pasteleira

  • Notícia

    Notícia

#jq_20_jun_2020_dias_energia_skate_24.jpg

João Queirós

O programa Dias com Energia é cada vez mais procurado pelos munícipes e, para este fim de semana, todas as aulas que decorrem Jardins do Palácio de Cristal já têm vagas preenchidas. Mas a oportunidade não está liminarmente perdida: para o Parque Oriental e Parque da Pasteleira ainda pode fazer marcação para treinos de ioga, tai-chi e pilates, bem como para uma aula no Parque da Cidade. A participação é gratuita, sendo apenas requisito essencial que os participantes levem boa disposição.

Devido ao atual contexto sanitário, as atividades do Dias com Energia implicam agora inscrição obrigatória, vagas limitadas (20 por aula) e distanciamento entre participantes.

Além da boa energia, fica ainda dica para o uso de roupa confortável e para a utilização de um tapete/esteira individual, à responsabilidade de cada participante trazer.

O público pode optar entre aulas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose, dispersas por quatro espaços verdes da cidade: Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade do Porto e, agora, também Parque Oriental e Parque da Pasteleira.

As inscrições devem ser realizadas a partir da segunda-feira anterior a cada fim de semana, para o email desporto@agoraporto.pt, com a indicação do nome, idade e programa pretendido. Após o contacto, deve aguardar confirmação.

Sendo aberta a todos, a iniciativa não recomendável a grávidas, pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crónicas. Está ainda dependente das condições meteorológicas de cada fim de semana.

Assegurado pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto há já vários anos (anteriormente Porto Lazer), a extensão do programa, em 2020, resulta de uma parceria celebrada com o Departamento Municipal de Coesão Social, ao abrigo do programa AIIA (Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa), no âmbito da atividade "Porto com Corpo&Alma".

Este inovador projeto da Câmara do Porto, apoiado pelo Portugal 2020, através do Programa Operacional NORTE 2020, visa promover um conjunto de atividades físicas e de animação junto das comunidades mais desfavorecidas da cidade.

PROGRAMA

20 vagas por aula

Sábados

> Jardins do Palácio de Cristal:

9 horas - Pilates (vagas esgotadas)

10 horas - Ioga (vagas esgotadas)

11 horas - Tai chi (vagas esgotadas)

> Parque Oriental*:

9,30 horas - Ioga

9,30 horas- Tai chi

11 horas - Ioga

11 horas - Tai chi

> Parque da Pasteleira*

9,30 horas- Ioga

11 horas - Pilates

*aulas variam a cada sábado, entre as três modalidades (ioga, pilates e tai chi)

Domingos

> Parque da Cidade

9,30 horas - Tai chi (junto ao viaduto de acesso ao Edifício Transparente)

11 horas - Método De Rose (junto ao Pavilhão da Água) (vagas esgotadas)