Sociedade

Augusto Santos Silva e Isabel Pires de Lima vão receber a Medalha de Honra da Cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_medalhas_25.JPG

Miguel Nogueira

Vai ser atribuída ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e à ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, a Medalha de Honra da Cidade, após deliberação do Executivo municipal.

A proposta assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi aprovada por unanimidade na reunião privada de Executivo desta segunda-feira e prevê a atribuição de um total de 46 medalhas municipais a diferentes personalidades e instituições.

Lembrando que “as medalhas municipais destinam-se a distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos e ainda funcionários do município, pelo desempenho das suas funções ou missões”, o autarca propõe que seja atribuída a Medalha Municipal de Honra da Cidade a Augusto Santos Silva e a Isabel Pires de Lima.

Natural do Porto, Augusto Santos Silva é desde março de 2022 o presidente da Assembleia da República. Professor universitário, sociólogo e político, foi ministro em vários governos, tendo assumido pastas distintas: Educação, Cultura, Assuntos Parlamentares, Defesa, ou Negócios Estrangeiros.

Isabel Pires de Lima é professora, escritora e política. Docente e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, especializada na obra de Eça de Queirós, foi ministra da Cultura (2005 a 2008).

Da proposta aprovada pelo Executivo consta ainda a atribuição da Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, a um conjunto de cidadãos e instituições: Alexis Tam, Álvaro Domingues, Ana Cristina Pereira, António Alberto Xavier Guimarães (Becas), António Roquette, António Araújo, Carlos Prata, Francisco Ribeiro da Silva, Jaime Milheiro, Max Oliveira, João Paulo, Jorge Constante Pereira, José Leite Pereira, Julieta Guimarães, Lydia Silva, Manuel Dias Pinheiro, Manuel Monteiro, Manuel Ulisses, Fátima de Campos Ferreira, Maria José Ribeiro, Maria Teresa Lago, Mário Barbosa, Nuno Botelho, Nuno Ferrand, Paulo Magalhães, Rui Sarmento e Castro, Tomás Jervell e Wilson Faria.

A Associação das Escolas de Jesus, Maria e José, a CASO – Consumidores Associados Sobrevivem Organizados, o Centro Comunitário Cirilo, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, a confeitaria Petúlia, o Ramaldense Futebol Clube, a relojoaria Mendonça e a tasca “Da Badalhoca” são as entidades a quem o Executivo aprovou atribuir a Medalha Municipal de Mérito.

A título póstumo, a distinção será atribuída ao ex-presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, falecido em março. Serão também homenageados postumamente Eugénio dos Santos, José Eduardo Pinto da Costa e Raúl Castro. Já a Medalha Municipal de Bons Serviços será entregue a Maria do Céu e Raul Matos Fernandes.

As Medalhas Municipais dividem-se em três categorias: de Honra da Cidade; de Mérito; de Bons Serviços. Todas elas têm três graus (Ouro, Prata e Cobre), com exceção para a Medalha de Honra da Cidade, que é apenas atribuída no grau Ouro.