Sociedade

Atribuído apoio à Obra Diocesana para reparações em edifícios cedidos pelo município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_18_jul_13.JPG

Filipa Brito

O Executivo municipal aprovou, na reunião pública desta segunda-feira, a atribuição de um apoio financeiro, no montante máximo de 200 mil euros e não sujeito a IVA, à Obra Diocesana de Promoção Social.

A proposta, apresentada pelo vereador da Ação Social, Fernando Paulo, atribui à instituição a responsabilidade de proceder à manutenção, reparação e requalificação de edifícios cedidos pelo Município do Porto, onde a Obra Diocesana desenvolve a sua atividade, integrados, na sua grande maioria, nos bairros de habitação pública municipais.

“[A Obra Diocesana] é uma das instituições que, de forma mais perene e constante, tem desenvolvido trabalho em áreas de apoio à infância, juventude e terceira idade”, lia-se na proposta que recebeu o voto favorável de todos os vereadores do Executivo, à exceção do Bloco de Esquerda, que se absteve.

“Este apoio mantém um problema sem haver uma programação da manutenção do edificado. Não altera a política de há uns anos, que não levou à reabilitação. Não somos contra o apoio, mas entendemos que não está programado como devia ser”, disse a bloquista Maria Manuel Rola.

O PS, pela voz de Tiago Barbosa Ribeiro, elogiou a atribuição do apoio: “Sabemos das dificuldades que a Obra Diocesana tem tido. Não vai haver uma transferência do dinheiro, será entregue diretamente contra fatura, seguindo os princípios da contratação pública. Acreditamos que há aqui um avanço, no interesse da Obra e dos seus utentes. Congratulamo-nos com este protocolo.”

“Vou votar favoravelmente porque conheço as dificuldades em alguns destes equipamentos. Sabendo que apenas será transferido o dinheiro contra faturas pagas da obra realizada, creio que está salvaguardado, no fundamental, o interesse do município, e que simultaneamente se consegue dar uma resposta na reabilitação destes equipamentos”, afirmou a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo.

Entre os edifícios municipais que constam da proposta encontra-se o Centro Social do Carriçal, o Centro Social do Cerco do Porto, o Centro Social Fonte da Moura, o Centro Social do Lagarteiro, o Centro Social Machado Vaz, o Centro Social da Pasteleira, o Centro Social Rainha D. Leonor, o Centro Social do Regado, o Centro Social São João de Deus, o Centro Social de São Roque da Lameira, o Centro Social de São Tomé e o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.