Desporto

Atletas do Porto nadam até ao pódio do campeonato mundial de natação adaptada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Diana Torres e Francisco Mendes nadaram até ao pódio do Campeonato Mundial de Natação para pessoas com Síndrome de Down. Cinco das 32 medalhas obtidas por Portugal na 10.ª edição dos Mundiais DSISO (Organização Internacional de Natação para Síndrome Down), que decorreu em Albufeira, foram conquistadas pelos atletas do Porto.

O nadador da Associação de Desporto Adaptado do Porto foi o mais rápido na estafeta 4x200m livres e alcançou, ainda, o 5.º lugar nos 800m livres, foi 9.º nos 200m costas e 10.º nos 200m livres.

Recorde-se que, há um ano, Francisco Montes foi um dos “sete magníficos” campeões portuenses nos Euro TriGames distinguidos pelo Município do Porto.

Por seu lado, Diana Torres, foi aos mundiais de natação conquistar o segundo lugar nos 200m mariposa. A atleta do FC Porto arrecadou, ainda, a medalha de bronze em três competições: 50m mariposa, 100m mariposa e estafeta 4x50m estilos. De Albufeira, Diana Torres trouxe mais dois sétimos lugares: nos 50m e nos 100m costas.

Com mais de três dezenas de medalhas conquistadas por atletas nacionais, o melhor resultado de sempre e o segundo melhor resultado nesta edição, o diretor desportivo da Federação Portuguesa de Natação, José Machado, afirmou à Lusa que “foi um campeonato perfeito”. Ao todo, competiram em Albufeira cerca de 200 atletas, de 24 países.

Com 12 medalhas de ouro, nove de prata e 11 de bronze, Portugal superou as cinco da edição anterior do campeonato mundial para pessoas com Síndrome de Down, em 2002, na Turquia.