Desporto

Atletas de karaté apoiados pela Câmara do Porto alcançam ouro no México

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os atletas João Vieira, em kata júnior, e Rita Marques, em kata cadete, alcançaram o lugar mais alto do pódio, em Mérida, no México, neste fim de semana. Os dois são apoiados pelo programa municipal de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo e são já das maiores jovens promessas do karaté nacional.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, o karaté nacional brilhou no México, com dois atletas do Centro de Karate Goju-Ryo do Porto a conquistarem o pódio de Kata júnior e cadete, no âmbito do Karate 1 Youth League. A competição contou com 870 karatecas de 41 países.

Portugal destacou-se em todas as frentes numa competição que conta para o ranking mundial. João Vieira, com apenas 16 anos, arrecadou a medalha de ouro, depois de afastar atletas dos Estados Unidos da América, Colômbia, Venezuela, Chile, Áustria e Canadá. Na final, frente ao italiano Matacchioni Luigi, Vieira foi implacável vencendo sem margem para dúvidas. O jovem ocupa, atualmente, o segundo lugar do ranking mundial.

Rita Marques também conseguiu destacar-se na prova do circuito mundial de karaté da WKF, vencendo a final frente a uma karateca italiana. A jovem do Porto pode ficar para a história do karaté nacional se conseguir posicionar-se como a primeira atleta portuguesa a ocupar o primeiro lugar do ranking mundial na categoria de cadete feminino na WKF (falta ainda realizar uma prova em 2023).

Só este ano, das quatro Youth League já realizadas, Rita Marques conquistou três medalhas na disciplina de kata, duas de ouro e uma de bronze. Também é detentora do título de Campeã da Europa de Kata Equipa, juntamente com as suas colegas de Seleção, Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira.

João Vieira e Rita Marques integram o elenco dos 29 atletas abrangidos pelo Programa municipal de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, lançado pela Câmara do Porto, com o intuito de apoiar desportistas nas mais variadas modalidades, como a vela, o padel, o karaté, a natação, o boccia, o taekwondo, o atletismo, a ginástica, o skate, o ténis, o surf e a ginástica rítmica.