Desporto

Atleta apoiado pela Câmara do Porto garante diploma nos Jogos Olímpicos de Paris

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_diogo_costa_carolina_joao_01.jpg

DR

Diogo Costa, em dupla com a atleta Catarina João, ficou em segundo lugar na Medal Race dos Jogos Olímpicos de Paris, na classe 470 misto, prova que decorreu, esta quinta-feira, em Marselha. Com esta classificação na regata final, os atletas portugueses garantiram o quinto lugar na geral e conseguiram um diploma olímpico na prova de vela.

Diogo Costa é um dos atletas apoiados pela Câmara Municipal do Porto, através do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo. No final, e em declarações aos jornalistas presentes em Paris, o velejador portuense mostrava feliz com a classificação.

"Se virmos as coisas de um plano mais geral, é um quinto lugar espetacular. A vela é um desporto muito medalhado em Portugal, mas, ao mesmo tempo, as medalhas já são mais velhas do que eu. Era um sonho que tínhamos e achávamos que éramos capazes, mas, ao mesmo tempo, sabíamos que era uma ambição muito grande", disse.

Se virmos as coisas de um plano mais geral, é um quinto lugar espetacular

Diogo Costa aponta já as baterias aos próximos jogos: "Desde o princípio que apontámos a nossa oportunidade real para Los Angeles e foi o que a Carolina disse antes de chegar a terra, a campanha de Los Angeles começa amanhã".

Angélica André melhora prestação olímpica

Na natação, Angélica André, medalha de bronze nos últimos Mundiais, terminou, também esta quinta-feira, em 12.º lugar a prova de 10 quilómetros de águas abertas dos Jogos Olímpicos, disputada no rio Sena. A atleta, também apoiada pelo programa municipal, cumpriu a prova em 2:06.17,0 horas e melhorou a 17.ª posição alcançada em Tóquio 2020.

A nadadora do FC Porto superou em cinco lugares a melhor prestação de sempre de uma portuguesa. "Foi uma prova em crescendo, mas, sobretudo na parte final, foi tentar fazer o melhor resultado. Queria vingar-me de Tóquio e sabia que, no final, estavam ali boas nadadoras, que até possivelmente são nadadoras que têm grande possibilidade de ser medalha e até já foram e tudo, por isso sabia que estava ali numa boa posição e [queria] chegar ao fim e dar tudo por tudo para alcançar este lugar", resumiu aos jornalistas.

Mafalda Pires de Pires, outra das atletas apoiadas pela Câmara do Porto e estreante em Jogos Olímpicos, conquistou o 14.º lugar da classificação geral na disciplina Kitesurf, o que não foi suficiente para seguir em frente (Medal Race). "É a primeira qualificação olímpica e ambiciono, daqui a quatro anos, fazer uma boa evolução, ter, eventualmente, melhores resultados e lutar pelos lugares de topo. Conseguir estar entre as dez melhores do mundo. Até lá é um caminho bastante longo, mas é a minha ambição", afirmou ao Porto., antes da partida para Paris.