Educação

Atividades virtuais para crianças do Porto estimulam à leitura e escrita

  • Notícia

    Notícia

#ciil.jpg

O CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura adotou o modo virtual e mantém, por agora, a sua ação de promoção do sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita através das redes sociais, devido à pandemia da Covid-19.

Desta forma, para dar continuidade ao trabalho que desenvolvia em modo presencial, a equipa CiiL adaptou as atividades de promoção das competências pré-leitoras e leitoras dirigidas às crianças, que podem ser acedidas através das redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, apresentando a hashtag #ficaemcasacomoCiiL.

A equipa CiiL tem vindo a aplicar os resultados da investigação na implementação de uma intervenção sistematizada em contexto escolar, diretamente com as crianças que frequentam as escolas da rede pública no Município do Porto, desde 2015.

Atualmente, a sua intervenção abrange todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto, chegando a 773 crianças (538 na educação pré-escolar e 235 no 1.º ciclo), num trabalho realizado juntamente com o professor titular de turma/educador.

A intervenção CiiL resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico do Porto, a Câmara do Porto e o Ministério da Educação. Desde 2018 beneficia de financiamento europeu, nomeadamente através do Programa Operacional do NORTE 2020, na prioridade de investimento de combate ao insucesso escolar, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

A ação CiiL pode ser acompanhada nos canais do Facebook, do Instagram e do YouTube e através do correio eletrónico CiiL-PPALP@sc.ipp.pt